Ternura, delicadeza, leveza...

Continua chovendo, fazendo frio, fazendo com que fiquemos pisioneiros em casa, mesmo sem sermos condenados pela justiça. O pior é que ficamos impedidos até de ir num supermercado. Chove chuva, chove sem parar..., como diz a música de Jorge Ben, hoje Benjor. Felizmente, apesar da gripe, a asma não tem me aperriado muito. Graças a Deus.

Mas vamos ao foco desta maltraçada. Talvez devido ao frio as pessoas fiquem mais reflexivas e refelitam mais sobre a vida, né mesmo? Aqui no meu cantinho sentado numa cadeira de balanço rangedeira, pensei nas pessoas que desarmam até os mais durões, enfezados e até truculentos, com uma arma linda e e eficaz: a doçura, a ternura, a candura, a suavidade, a leveza, a delicadeza... Não há pesoas mais fascinantes do que as que possuem esses dons. Detalhe: mesmo ternas, educadas, leves e delicadas, elas não renunciam ao seu brio. Essa maneira de ser não faz com que abram mão do que pensam. Elas apenas sabem como, de que forma, em qe momento, a melhor maneira de afirmar suas idéias sem brigar, sem discutir, sem arengar.

Na vida tive o privilégio - ainda tenho - de conhecer e, o mais importante, de conviver com pessoas assim, tanto de um lado como de outro do espectro político, social, religioso, raça e o escambau. Em todos os segmentos e agrupamento humanos há pessoas assim, ternas, educadss, carinhosas, leves... São elas que fazem a diferença. São o sal (ou seria o doce?) da terra. Iluminam, e fazem com que acreditemos na possibilidade da esperança.

As maiores lições que tive na vida foram dadas por pessoas ternas. A ternura me desarma. A mim e a qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e de sensibilidade. Como são bobos os que confundem as pessoas trnas com pessoas sem força. São completamente ignorantes no tocante a alama humana. As pessoas ternas não são fracas coisa nenhuma. São fortes, corajosas, pilares da sociedade. O próprio Guevara falava nisso quando disse que era preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais. Sem ternura não se chupa direito nem um pirulito.

A ternura é, pois, uma forma de coragem e uma força que incita à paz. A ternura é divina.

Chove chuva, chove sem parar... Para ona chuva. t eço com ternura, carinho, leveza, delicadeza e amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2017
Código do texto: T6061465
Classificação de conteúdo: seguro