Tortura, um crime covarde e inominável

Uma pessoa digna, honrada e que respeita o próximo e a humanidade não pode concordar e nem justificar o crime covarde e inominável da tortura, em qualquer regim e em qualquer parte do mundo, seja uma sociedade de direita, de esqueda ou de centro.

Dia desses, lendo os volumes sobre a Ditadura, escritos pelo jornalista Elio Gaspari, me deparei com algo que me deixou perplexo: o saudoso ex-presidente Geisel era a favor da tortura e nao repudiava a morte de prisioneiros políticos. Ora, se o ditador mais esclarecido era favorável à tortura, mesmo condicionando a certos casos, avaliem os outros. Houve no período da ditadura prisão segida por tortura e depois assassinato de presos políticos. Dom Hélder e outros religiosos denunciaram isso no exterior.

Tudo bem, a Comissão da Verdade foi um grande avanço. Pelo menos execrou os torturadores e seus chefes. Mas é preciso avançar, conscientizar, repudiar qualquer tipo de defesa da tortura e dos crimes contra presos políticos. Nao se pode defender e nem prestigiar os defensores da ditadura.

Mas é preciso mais ainda, é preciso que condene a tortura de cabo a rabo, mesmo aquela que nenhum intelectual ou esquerdista combate com muito vigor, as torturass contra os presos comuns, prática queé comum e recorrente no país.Não, não estou defendendo que se trate crominoso cruel a pão de ló, mas uma vez preso não pode e nem deve sofrer tortura.

A tortura nivela o agent da lei ao criminoso. Éainda mais criminoso porque é mais covarde. A tortura é a negação do cristianismo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/07/2017
Código do texto: T6061177
Classificação de conteúdo: seguro