COPO MEIO CHEIO OU MEIO VAZIO?

Imagine o copo com barro dentro de uma bacia vazia. Ao lado da bacia uma jarra com água suja com barro e outra com água limpa. O que acontece? Sem querer dar uma de professor ou de palestrante, só uso a imagem para tentar fazer uma analogia. Vamos tentar? O copo sujo de barro, já deu pra perceber, são os Três Poderes, barrentos como eles só. Se eu pegar a jarra cheia de água com barro e derramar sobre o copo, ele irá transbordar na bacia o que mesmo? Água barrenta, é claro. Sem dúvidas, até aí? Sim, responde a platéia, curiosa mas já antevendo o final. Passo seguinte pego a jarra com água cristalina e vou derramando no copo com água barrenta. O que acontece? Num primeiro momento a água a transbordar é ainda barrenta, pois que o copo contem água com barro... Aos poucos o barro vai dando lugar à água limpa até termos o copo tomado por ela, não que talvez tenhamos que ajudar passando um pano para remover resquícios de barro que tenham se agarrado à sua superfície. Esta imagem visa clarear o procedimento para uma transição democrática e pacífica de um governo barrento para um governo cristalino... Entenderam? Tem-se que aturar o barro enquanto se faz a troca, como se estivéssemos a colocar sangue novo no lugar do velho. Entendido? Vejo uma mão levantada? Qual a dúvida ou sugestão, caro compatriota? Isso mesmo, entendi. Você quer dizer que poderia simplesmente virar o copo com água barrenta na bacia, passar um pano fazendo a limpeza e enchê- lo com água limpa, não é mesmo? Sim, seria mais rápido, mas sem os procedimentos de "transição democrática e transparente". Se levarmos a ideia para a transfusão de sangue, pode causar um choque anafilático ou o que o valha. No caso dos Três Poderes, este chofre teria que ser uma Intervenção Legal, isto é pelas FFAA invocadas pelos Poderes Constituintes ou pelo seu Comando in Chefe, que seria o Presidente. Cabe realmente uma avaliação além da linha do horizonte, posto que para encher a jarra de água limpa temos que encontrá-la, e onde cavamos sem conhecimento, aleatoriamente, corremos o risco de só encontrarmos pedras, barro e água salobra. Para encontrar água em solo inóspito, pelo que sei o Exército Brasileiro tem furado muitos poços artesianos no Nordeste com sucesso...

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras