O RIO DE JANEIRO ESTÁ NUMA SITUAÇÃO: "SALVE-SE QUEM PUDER!"

39.886

Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017

    A violência urbana na cidade do Rio de Janeiro parece ter alcançado o cume do absurdo, a ponto de a própria população já estar temerosa de sair às ruas, principalmente em alguns lugares e horários, deixando transparecer que a bandidagem já tomou conta de tudo e de todos.

   Não é necessário ser especialista nesses assuntos para perceber que a ação da própria polícia está sendo inócua. Mesmo que seus representantes afirmem em entrevistas aos órgãos de informação, que o contingente está nas ruas em ação.

   A primeira situação que se observa na cidade são as cabines policiais que nela existem, estarem totalmente abandonadas, vazias sem, sequer, um policial nelas. E quando se vê uma delas com algum deles, eles estão ali em conversa informal uns com os outros, ou então manuseando e manipulando um aparelho celular, como se estivessem em seus próprios lares, na sala de estar.

   Mas também é muito comum e corriqueiro observar-se os policiais nos veículos em serviço, parados em certos locais que nem sempre são próprios, como calçadas, mas numa postura totalmente desligada ao que se passa em redor, e também com um celular às mãos, sabe-se lá em que estão sintonizados.

   Mas também é frequente a reclamação do cidadão quando solicita alguma ação de alguns deles na rua. Colocam, sempre, algum empecilho para atenderem a ocorrência, no mínimo dizendo que possuem ordens superiores de não saírem do local onde se encontram.

   Um outro aspecto aterrador é que o número de policiais coniventes com crimes também já passou dos limites. E nem há muito tempo que uma grande operação da justiça no Rio de Janeiro, prendeu quase uma centena deles. Gente envolvida com muitos crimes. O que é terrivelmente agravante, num caso desse.

   A crise política e a economia que se instalou em nosso país, está gerando um descontrole social muito grande, onde o desemprego atinge um contingente enorme de pessoas, colaborando para o surgimento de pessoas que se voltam para o crime, buscando sobrevivência a qualquer preço.

   Infelizmente não há uma concentração coletiva para se enfrentar tantas dificuldades nessa vida. Porque a individualidade tomou conta da maioria das pessoas, sendo que o pensamento maior entre todos é o de "farinha pouca, meu pirão primeiro". E assim pouco se está fazendo para o bem comum. Só que esquecem que quanto mais houver indiferença ao semelhante, mais piorará esse estado de coisa.

   Mas o preocupante mesmo é se descobrir o porquê do aumento da criminalidade, bem como o número de bandidos na cidade (e no país). Como uma pessoa envereda por tais caminhos, sabendo que seu destino final pode ser uma penitenciária  ou um cemitério? Também que grande parte dos criminosos possuem família, que sofrerá do mesmo jeito que as famílias que sofrem pela ação desses próprios bandidos?

   Dessa forma, é bom lembrar a todos uma famosa frase dita por Duque de Caxias à tropa na guerra: "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!" E é, exatamente isso o que está faltando em nossa cidade. A população passa a impressão de estar indiferente a tanta mazela. Mas os resultados, todos devem saber, não serão do agrado de ninguém, ao final.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 21/07/2017
Reeditado em 21/07/2017
Código do texto: T6060513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.