Amizade

Amigo. Palavra pequena e que adquire tantos significados ao longo da vida.

- Mas como assim?

- Uma palavra possui o significado ao qual você atribui. E esta com certeza é uma delas...quer ver?

Quando criança amigo é todo aquele que se achega à uma brincadeira no domingo no parque, com quem você divide algumas horas de diversão, mas ao final do dia se despedem e vão para suas casas. Se por ventura derem sorte, no próximo domingo se encontrarão novamente.

Oxalá o coração adulto pudesse ser tal qual de uma criança. Puro, sem maldade, que confia e na qual se pode confiar.

Ao crescer os amigos passam a ser aqueles de convivência diária: o vizinho de rua, de bairro, de escola...e a partir daí os laços começam a se solidificar e então passam a acreditar que aquela amizade será pra sempre. Mas aí começam as mudanças: de vida, de classe, de escola, de cidade...os laços se rompem e quando se vêem, já não são mais amigos.

Aí vem a adolescência. Os grupinhos, os BFF's (best friends forever), inseparáveis no recreio, nos grupos de trabalho, nos finais de semana...enfim, amigos pra vida toda. Mas aí acaba o ensino médio e cada um em busca do seu futuro, toma um caminho diferente. Mais uma vez os laços se desfazem e na maioria das vezes pra nunca mais.

Aí vem a faculdade, o trabalho, a vida adulta. E com o passar do tempo você vai percebendo que para ser amigo não é preciso estar perto o tempo todo, e que mesmo longe os laços se solidificam cada vez mais. Você percebe que a amizade está nos gestos e que ser amigo é conjugar o verbo nas atitudes e não apenas nas palavras. É ser aquele anjo torto que salva uma vida com o olhar, ou apenas com uma oração. É nutrir o mesmo sentimento esteja onde você estiver, ou com quem você estiver. É desejar o bem, é fazer o bem é querer bem.

Ao passar dos anos, você percebe que os amigos não são poucos como se prega por aí. Você percebe que ao longo do caminho que você trilhou, em cada esquina, esteve alguém que tornou o seu fardo mais suave, mais leve de ser carregado. E que ao lembrar desta pessoa, seu coração dará um salto de alegria e aí você perceberá o que significa a palavra amigo.