A AUGUSTO MONTENEGRO EM COLCHAS DE RETALHOS !

Em Alenquer, meados de minha adolescência, " colchas de retalhos " de Anísio Silva, fazia sucesso nas paradas.

Gostava de ouvi-la, abraçado ao meu violão, meu amigo, cantarolando nas beiradas das ruas empoeiradas de minha saudosa terra ximanga - Ó têmpora, ó mores - saudades ...

Contemporizando o paradoxo, sem fugir à essência dos retalhos, me vem, agora, à mente, os frangalhos da minha sofrida, esfarelada, vaga, confusa e obtusa Augusto Montenegro ...

Tráfego seguro, mesmo, somente à GPS e de helicóptero.

Até parece um simulado de rodeio automobilístico de retas, curvas e semi-curvas. E ponha-lhe arranjos. Um requintado queijo suíço com suas discrepâncias e atrapalhadas saídas...

Fantástico, hem -, um espetáculo de luzes e cores, ficando, tão-somente o contraponto das barricadas ao embaralhado canteiro de obras - e toma-te quebradeira nesses retalhos ...

Bem, nesse contexto, derruba-se árvores, escava-se aqui, afunila-se ali e por ironia do destino, ainda batemos no peito orgulhosos por dizer que vivemos num estado democrático de direitos ...

E como diz o papachibé - não é pai d' égua ???

..................................................................

Enquanto isso, nessas andanças, " por mares bravios de minha terra natal ", de José de Alencar, a gente emburaca-se na Augusto, pelas onduladas colchas de retalhos ...

Mas, a vida continua, como dizia Castro Alves, - " ao caminheiro que passa pela estrada ..."

* Prof. Enock Santos *

Belém / Pa/ 19/07/2017

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 19/07/2017
Código do texto: T6058849
Classificação de conteúdo: seguro