Q u e r e r e s

Voltei a me ligar na Globo. Motivo: assistir à novela "A Força do Querer". de Glória Perez. Adoro as novelas que ela escreve. Tem o mesmo talento de Ivani Ribeiro e Janete Clair. Com um tempero a mais: leva as pessoas a refletir sobre vários problemas à luz da razão e do desprezo a preconceitos e tabus.

Nessa nova novela, só discordei do título, acho que deveria ser apenas "Quereres" , como a música tema do Caetano Veloso (mas sem o O), ficaria mais adequado porque o querer já é uma força. Uma força irrestível.

Os personagens são incríveis e, principalmente, críveis: a jogadora viciada compulsiva (Silvana), a neurótica tipo atração fatal (Irene), a dondoca sem noção e ociosa (Joyce), a guerreira que faz de tudo por amor (Bibi), o riquinho frágil e complexo (Eugênio), o machão insolente e ao mesmo tempo burro (Eurico), a policial corajosa, decidida e mulher de verdade (Jeiza), o travesti que luta para se afirmar (nonato), o traficante bonzinho e perigoso (Rubinho), o jovem metido a Don Juan que cai no conto da sereia (Rui), o moço casca grossa e boa gente (Zeca), aforça da naturexa, filha do Boto, a sereia Ritinha, o show de bola de Abel e Ednalva (estão ótimos) e... Ivana.

Ivana é o personagem mais fascinante da novela, o papel mais difícil de ser interpretado, e a interpere está bombando, mesmo sendo a sua estréia em novelas. Vejam bem, sou um homem véio e conservador, à antiga, mas um homem que já viu muita coisa na vida e que sabe muito bem que quem comanda a pessoa não é ocoração coisa anenhuma, mas a mente. O grande gigante da alama humana é a mente. Quando ela decide, sai de baixo. Ela é quem determina o que a pessoa vai ser, em todos os sentidos, até no genero. Pois bem, Ivana nasceu homem no corpo de uma mulher. Embalagem trocada, erro da natureza, chamem o que quiserem, Ivana, segundo a versão de Glória, é transgenero. E priu. Ceto? Quase, porque tem mais um detalhe: ela se sente e é homem, mas gosta de homem, é, por assim dizer, trans homem gay. Aprimeira reação dos mais preconceituosos que não lêem e nemse interessam pela complexidade da mente humana, que não se informam, começam a rir e a fazer piadas afirmando que se era para ser gay não precisava repudiaro corpo, esmurrar os seios... Na vida todos precisamos, como está fazendo Glória Perez, não apenas ter o dom da cmpaixão, mas tamabém entender que a natureza das pessoas são distintas e comandadas pela mente.

Não faço a menor idéia de como a auora vai desenrolar as opções de Iavana, mas ela está abordando algo necessário e fazendo isso com sensibiidade e rspeito. É um persoanagem fascinante, a Ivana. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/07/2017
Código do texto: T6058708
Classificação de conteúdo: seguro