PONDO OS PINGOS NOS IS NA DEMOCRACIA... 15h55min.

Aqui o inverno deu uma trégua, mas hoje há previsão de mudanças com a volta do frio, fazer o quê? Há os que gostam e outros nem tanto...

Nossas singelas Reflexões do Cotidiano de hoje é sobre a Democracia, aliás, ficamos até surpresos: mais de 58 % * dos países do mundo optaram por “ela”. Para nossa surpresa não é nova, pois surgiu na Grécia, e pasmem! V séculos antes de Cristo. Não há um consenso na definição desta palavra, a priori, segundo o dicionário s.f. governo do povo para o povo.

“*Uma teoria sustenta que a democracia exige três princípios fundamentais: 1) a soberania reside nos níveis mais baixos de autoridade; 2) igualdade política e 3) normas sociais pelas quais os indivíduos e suas instituições só consideram aceitáveis atos que reflitam os dois primeiros princípios citados.”

A democracia, não começou com o nosso Regime Republicano, pois o regime anterior, - monárquico - que existiu durante décadas, apesar de haver um Imperador, sua governabilidade era calcada na democracia.

Há fortes evidencias que muitos não a valorizam; no dia de votar não comparecem, e muitos quando o fazem, votam em “branco” ou “anulam” seu voto; esquecidos que este sistema precisa de aprimoramento; ao mesmo tempo, há os que pensam: pela ausência dos “bons” vou votar-nos menos “ruins”...

Nos regimes ditatórios há esta ausência de liberdade de escolha; a “máquina” do estado interfere em tudo; de momento o “destaque” é Coréia do Norte, China, (que de algum tempo está fazendo uma abertura), Cuba e a Venezuela, que está passando por acontecimentos traumáticos; pois os ditadores também falam que “defendem” a democracia...

Aqui em nosso país, desde a muito há paradoxos, - a pretexto da democracia - partidos políticos que usam a bandeira vermelha da foice e do martelo, símbolo do comunismo, que vigorou anos na antiga URSS e que não deu certo, por conter “verdades” utópicas: que todo ser humano é “igual”; - iguais em necessidades, concordamos - porém não deixa de ser um ponto de vista materialista, do ser humano de uma vida tão somente; o seu passado, suas experiências reencarna tórias não levado em conta...

Finalmente, penso que vivemos um momento de transição, em que a democracia, precisa ser “revista”, os seus reais valores tem que ser reestudados; pois nos últimos anos o poder econômico interferiu “ditando” regras, para usufruírem de vantagens financeiras, sendo a “nossa” Estatal”, a fonte destes recursos ilícitos; nestes últimos 23 anos do Plano Real, que deu estabilidade econômica ao país e que refletiu na aparente “normalidade” na política, pois dois partidos se revisaram no poder, (PSDB e PT) e um que acabou assumindo recentemente, (PMDB), entretanto está difícil se achar uma luz no final do túnel...

Dilma se “foi” seu vice assumiu, os fatos mais recentes dão a entender que continuamos vivendo numa democracia “comprometida” pela interferência do poder econômico, e as infindáveis investigações da Lava-Jato, indicam que parece que estamos diante de uma “agonia” sem fim, quanto até um ex presidente é “apontado” com indícios de atitudes ilícitas...

Que o lado de “lá” nos ajudem a superar tudo isto, aprimorando a democracia, votando melhor e com mais discernimento...

* Em 2010 as Nações Unidas declarou 15 de setembro o dia Internacional da Democracia... 16h49min.

Curitiba, 17 de julho de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Dados compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/07/2017
Código do texto: T6057163
Classificação de conteúdo: seguro