Z u m b i

Era no tempo que euzinho cursava a terceira série do curso ginasial, acho, não tenho certeza, que foi em 1959, nesse ano fui reprovado em quase tods as matérias, erra mesmo um aluno relapso, um moleque na verdadeera acepção da palavra como dizia um pofessor de latim, passava mais tempo no sinuca e nos bares do que no colégio. Era, enfim, um moleque comme il faut, opinião de outro profssor, o de francês que também gostava de um bar.

Lembro que nesse ano, era ano de eleição pra prefeito, o professor de história qe era udenista convicto e da oposição ao partido do poder, o PSD, convenceu o padre diretor do colégo a fazer uma sessão solene em comemoração a Zumbi dos Palmares, ele faria a saudação a um conferencista vindo de Recife, um medalhão da Universidade, e haveria um debate. Foi prego batido e ponta virada. Enfeitaram o auditório, toalha branca na mesa das autoridades, jarro de flor, botaram até microfone. Lotou o recinto no dia aprrazado uma sexta-feira às sete da noite. Quand cheguei ja "ramado", mas ainda consciente tava cheio. Vim com outros malandros, um deles mais moleque que eu, com ´tudo já adredemente preparado. Quando o diretor abriu a sessão fui logo pedindo um aparte. É caro que ele fez cara feia, mas tinha que se mostrar magnânimoe democrata. Mandei ver:

- Diretor, como se pode homenagear o Zumbi dos Palmares que era negro e justamente por isso era escravo e lutava pela liberdade, se no recinto nao existe um so negro? - Ele olhou pro quatro cantos e não viu nenhum negro, foi ficando nervoso. O conferencista, era um sujeito todo empertigado, de oclinhos com aro durado, barbicha, pinta de intelectual, achou a solução:

- A reivindicaão e questionamento do jovem rocede, por que não se recrutar alguns negros?

O moleque amigo meu foi logo se protificando para trazer os negros, apenas pediu ao diretor a chave do carro do ginásio. De posse dela foi providencar os negros. Primeiro passou no cabaré e pegou Zé Picão já bêbado e Biu do Bocão, este nao estava bebum ainda, passou na pensão de Rita, anexa ao cabaré e pegu Nazinha uma negra ata que vivia rindo, na vinda ainda pegou um engraxate, Pretão, na praça, tava tão bêbado que não fazia um quatro. Levou todos para o auuditrio´. Antes de sentarem fiz uma exigência: eles deviam sentar na mesa das autoridadesporque eram representates do Zumbi. Saiu gente do PSD, da UDN, do clero...

A sessão se realizou, sobre ela não sei dizer nada porque não assiti, depois da armação tudo perdeu a graça, fomos nos divertir num boteco. De represália peguei uma semana de suspensão, medida imbecil e desnecessária porque eu quase não isava no colégio. Mas arepercussão na cidadefoi enorme, o menor nome foi moleque safado, mas houve pessoas que gostaram. No céu Zumbi ficou me devendo essa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/07/2017
Código do texto: T6056713
Classificação de conteúdo: seguro