'GOTAS' DO MAR MINEIRO DE J. G. ROSA-PARTE VIII

VERBOS - Aula no ensino médio

1-Verbo originariamente significa palavra e pode aparecer em expressões como ‘abrir o verbo’, ‘deitar o verbo’ ou ‘verborragia’ (‘verborrágica’ é a pessoa que fala muito), significando fala abundante e sem limite.

HQ - URBANO, O APOSENTADO, de A. Glicério - 3 quadrinhos - Ele, saudosista: “No carnaval de 1987, blablabla, blábláblá, blábláblá, blábláblá, blábláblá... Gostei muito da sua fantasia.” Menino fantasiado com enorme orelha, encobrindo seu próprio tamanho, na mão um cotonete gigantesco. Ele, novamente: “Bla-bla-blá... bla, blá, blá...”

2-Pelo critério mórfico (da forma), a divisão do verbo em seus componentes mínimos oferece os seguintes elementos: Escapavam (por exemplo) - radical ‘escap’ (base lexical, significado) + vogal temática ‘a’, de primeira conjugação + desinência modo-temporal do imperfeito do indicativo ‘va’ + desinência número pessoal da terceira pessoa do plural.

3-Verbos defectivos - não se conjugam em todas as formas modelares da conjugação. Experimente, por exemplo, conjugar ‘chover, trovejar, colorir, latir’ -estas formas não existem na primeira pessoa do singular do presente do indicativo (metaforicamente, se alguém ‘forçar’: Trovejo raiva sobre aluno preguiçoso”). --- Os verbos defectivos podem ser: Impessoais - conjugados apenas na terceira pessoa do singular e não apresentam sujeito - ‘chover, trovejar’; outros apresentam sujeito, conjugados na terceira pessoa do singular ou do plural - ‘latir, urgir, constar: O cão latiu de madrugada Urge acordamos cedo amanhã. Consta que choverá muito hoje. --- Pessoais - conjugados em várias pessoas e apresentam sujeito - ‘reaver, colorir, falir, explodir’ -, mas não em determinadas pessoas porque o som é estranho - ‘falar/falir’; em falir, duas formas iguais, ‘eu falo?’- em outros casos, as formas simplesmente caíram em desuso.

- - - - -

TEXTO: “Um certo Miguilim morava com sua mãe, eu pai e seu irmão, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, no Mutum. (...) Alguém, que já estivera do Mutum, havia dito: “ - É um lugar muito bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer lugar; e lá chove sempre...”

1---Destaque do texto frases ou fragmentos de frases que apresentem: a) um verbo de ação - “Um certo Miguilim morava com...”; b) um verbo de estado - “É um lugar muito bonito, entre...”; c) um verbo que indica fenômeno da natureza - “...e lá chove sempre...” --- 2-Indique os tempos e modos verbais: a) Ele morava no Mutum. - pretérito imperfeito do modo indicativo; b) Alguém que já estivera no... / Alguém tinha dito que (=dissera) - pretérito mais que perfeito do indicativo; c) O Mutum é um lugar bonito e lá chove sempre. - presente do indicativo. --- 3-Conjugações: a) morar, estar - primeira; dizer, chover - ser, irregular. 4-Terminação (infinitivo verbal) da primeira conjugação e exemplos - ‘-ar’, VT ou vogal temática ‘a’, morar, estar / da segunda - ‘-er’, VT ‘e’, dizer, ser, chover /da terceira - ‘-ir’, VT ‘I’, partir, sair. --- 5-Complete com os verbos nos tempos e modos solicitados: a) Se não (chover, imperfeito do subjuntivo) chovesse tanto, o Mutum (ser, futuro do pretérito do indicativo) seria um lugar mais agradável. c) Ele (residir, futuro do presente do indicativo) residirá na idade grande quando (fazer, futuro do subjuntivo) fizer dez anos. c) Eles (partir, pretérito imperfeito do indicativo) partiam para a cidade grande, onde (costumar, pretérito imperfeito do indicativo) costumavam (vender, infinitivo impessoal) vender muitas verduras. --- 6-Identifique pessoa, tempo e modo: tu cantaste - segunda pessoa do singular, pretérito perfeito do indicativo; nós sofreremos - primeira pessoa do plural, futuro do presente do indicativo; eles calavam - terceira pessoa do plural, pretérito imperfeito do indicativo; ele cumpriu - terceira pessoa do singular, pretérito perfeito do indicativo; se ele andasse - terceira pessoa do singular, presente do subjuntivo; que tu partas - primeira pessoa do singular, presente do subjuntivo. --- 7-Escolha e conjugue 6 dos verbos a seguir, precedidos de pronomes pessoais: dormir ou ser - presente do indicativo; saber ou fugir - pretérito perfeito do indicativo; lavar - futuro do presente do indicativo; comer - futuro do pretérito do indicativo; andar ou andar - presente do subjuntivo. amar ou sair - pretérito imperfeito do subjuntivo.

LEIAM ‘Gotas’, Parte VII.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 16/07/2017
Código do texto: T6056273
Classificação de conteúdo: seguro