Dom João Glutão

Quase fim da noite de sábado, nã ouvi noticiário, não liguei o rádio, apenas estou lendo um romance policial e ouvindo um pendrive com músicas variadas que um irmão me deu. Se pudesse estava pegando um cineminha, tomando umas cervejinhas, passeando, mas nao posso, nemas fna ças permitem e nem há segurança. Assim fico recluso em casa. Acho que nesse final de semana não haverá mais nada de anormal na crônica policial e política. Ao que tudo indica a sociedade está aprovando o governo Temer, uma referência de ética, honestifdade, honorabilidade, brio, transparência e caráter. Cada sociedade tem o governo que merece, e também cada povo. Se o povo está satisfeito com a volta da escravidao, do tronco e da sensala, se aceitamorrer trabalhando sem se aposentar, quemsu eu para protestar. Panelas não vão baer, banderas nao vão ser enroladas no corpo para protestar, afinal nao sendo contra o PT não vem ao caso.

Bom, mas longe desse noticiário, vou apenas, nesta tercera malraçada de hoje, tratar de um assunto antigu[issimo qe a mim de certa forma supreendeu. Sim, fiquei surpreso quando me mostraram o ranking dos maiores comilões de antigamente, mandaram uma cópia de uma matéria de uma revista. Eram os dez maiorees comilões, dentre ele sestavam: Henrique VIII, Darwin, Heliogabalo, Marcos Gaio Aicius, George IV... e tmbém, asmem, Dom João VI.

Segundo o ranking, o rei português (fugiu em 1808 para o Brasil levando consigo sua corte, seus filos, sua mãe, Dona Maria, a Louca, e sua esposa a fogosa Carlota Joaquina, fugiu com medo de Napoelão Bonaparte), esse rei, pasme ura vez, coma diariamente seis frangos (mas não eram esses franguinhos de hoje, miudnho, de aviário, erm frangos de capoeira, grandões, d tamanho de um chester, um capão grande), e depois de degustar os seis frangões de capoeira FDom João Glutão ainda comia dízias de mangas e laranjas.

Talvez por isso, por esse apetite voraz, morasse num quarto e a fogosa Carlota noutro, quem sabe devido ao excesso de comida o reificasse sem iquepara satisfazer a fogosa Joaquina e essa nao gostava de ficar subindo pela paredes, aí... Carla Camuratti num fikme arretado cnta a verdadeira história dela.

Parece até piada, mas é a história, orei comia 180 fragões de capoeira or mês, ou sja, 1.980 or ano. Ora, se a cote, mas de mil nobres eram também ociosos e sem duvida tambem glutões, magnem a despesa cm comida para essa gente toda. Qem pagava? Ora, os manés,em todas as epocas sao sempre eles quem pagam as mrdmias dos graúdos.

Diz a reportagem que Dom João costuma esconder coxs de frango nos bolsos daroupa.

Nao se se no paláco existia um gainheiro gigante. Qu rei pra gstar de frango. Enquanto issoCarlota... Calá-te boca... Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2017
Código do texto: T6055610
Classificação de conteúdo: seguro