Liberté, Egalité, Fraternité, vírgula

Uma amiga minha, gente da melor qualidade, fica em estado de frisson quando fala sobre a Revolução Francesa. Disserta sobre a Tomada da Bastiha, discorre sobre Danton, Marat, Robespierre, Saint Just ainda enche o saco explicando o Iluminismo. É doidinha pela França, acho que noutra encarnaçao ela foi francesa e foi gulhotinada gritando em êxtâse Liberté, Iguaité, Fraternité. Digo isso a ela que me dá auma banana e estira a lingua e me chama de matut e ignorante. Cata a Marselhesa todo aniversário da Tomada da Bastiha. É maluca pela Francça ja esteve lá mai de uma dezena de vezes.

Só nao fala mais da França comigo porque eu sempre arepilo e digo qe o ovof francêsé orgulhoso, chato, preconceituosoe cruel. E provo com o testemunho de amigos dela que tambem estiveram na França e com a história, incsive com o livro deJean Latergui, "Um Milhão de Dólares or um Vietcong", quase acabam com o Vitnã, escravizaram a Argélia, mantiveram a escravidão na Guiana Francesa. Mais: não foram herois porra nenhuma na Segunda Grande Guerra, colaboraram com os alemaes, com ogoverno de Vichy. Os reoltosos foram os comunistas. De Gaulle era apenas um locutor na segurança em Londres. Vive agora send capacho dos EUA e com um regime direitista. Digo tambem que ainda hoje nao engoli a vitória da França na Copa contra o Brasil, continuo achando que houve algo por debaxo dos panos. O craque delesfoi Zidane que nao erafrancês.emos maisde mil craquessuperiores a Zidane.

Ainda tiro o couro dela afirmando que essa história de Paris ser a cidade mais bonita do mundo é uma besteira, a cdade mais bonita do mndo é o Rio de Janeiro, e até o maltratado Recife é mais bonito. Ganhamos em tudo, até na música, mesmo reconhecendo Piaf, Montand e outros. A MPB dá auma pisa de capote na música francesa.

Apenas na literatura eu concedo um empate técnico porque Maraux, Camus, Flaubert,Balzac,Stebdhal Sartre e Victor Hugo são geniais. Mas nao possuem o colorido, a poesia, o jogo de cintura e a beleza da literatura brasleira. A França não tem a Bahia, nao tem ernabuco, não tem o Rio, nãotem Sao Paulo, não tem Minas, a França é apenas um pequeno país orguloso e chato, Liberte, Egalité, Fraternidade vírgula. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2017
Código do texto: T6055421
Classificação de conteúdo: seguro