Santa meladinha de trigo

De vez vem quando recebo um pedidos de pessoas de Pesqueira e Arcoverde para contar causos do passado, alguns sugeridos por elas. Mas acontece que sou péssimo na artede recontar. Só consigo com mioto esforço conytar aquilo que realmente conheçoe que ouvi contar há muito tempo. Prefiro contar principalmene causos que vivi ou fui testemunha. Mas recontar algo transmitido por A ou B não gosto, fica parecendo xeróx, cópia, papel carbono. Mais: escrevendo até consigo alguma coisa, mas se for contar oralmente não sai nada. Juro.

Por isso vou continuar contandoos causos ao meu modo. Eum desses causos é o que envolveu a imagem de Santa Maria Madalena, padroeira de u distrito de Pesqueira, me parece que de "Papagaio". Esse causo envolveu diretamenteo saudoso ex-prefeito Neco Tenório e o saudoso vereador Joaquim Júlio, que era apelidado de "O tanque de guerra do Prado". Foi logo que começou a novidade do horário político pelo rádio. Duas vezes por dia flava um representante da Arena e outro do MDB. Fava e arengava.

Pois bem, num desses programas, o ex-prefeito Neco Tenório, faland pela Arena, apelou para os eleitores de Papagaio ara que votassem. ele dizia cerrar fileiras, com o seu partido, e lembrou que havia sdo ele quem tinha levado a imagem de Santa Maria Madalena para o distrito. Falou acho que meia hora.

Depois entrou o representante do MDB, o Tanque de Guerra do Prado, era pavio curto e direto. Mesmo sendo amigo de infância de Neco, resolveu abrir a caixa de feramentas. Detalhe ele chamava Neco de meu bom Neco, coisa de amizade antiga, mas no rádio saía boneco, e o povo ria muito. Ele disse: - Menas a verdade, meu boneco, num foi tu não que levou a imagem da Santa pra Papagaio. Tu tais véio para soltar uma menira dessa, home de Deus. Oli, quem levou a imagm para o distrito foi Agostim Bezerra, o dono da ABC (uma padaria), fui cum ele. Quem deixou a imagem in Pesqueira foi o pade Alfredo (o ex-deputado Arruda Câmara, foi pároco de Pesqueira), ela ficou na padaria no depósito de trigo. Quan nóis tiramo ela a santinha tava toda meladinha de trigo, foi precso limar ela todinha. Cuma é que tu diz na Rádio que foi tu, meu boneco? Faça isso não, é pecado.

Hoje não há mais o folclore de antigamente. Apolítica de antes tinha seus defeitos, mas era mais amena, maislimpa e sem duvida mais divertida, nunca esqueço dos causos políticos que presenciei. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/06/2017
Código do texto: T6033560
Classificação de conteúdo: seguro