CUIDADO COM A BLACK FRAUDE !

BLACK FRAUDE !!

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Meus amigos, mais uma vez posso perceber e falar com autoridade que o povo brasileiro, gosta de ser enganado e engodado mesmo.

Prestem atenção para o que eu penso e escrevo; Se nos Estados Unidos, a "Black Friday" é a verdadeira largada da temporada de compras de Natal, no Brasil, é uma data para varejistas enganarem consumidores ávidos". Foi assim que vergonhosamente eu destaco, que o site da revista norte-americana "Forbes" destacou a ação criminosa brasileira.

A publicação critica o evento no Brasil, destacando as fraudes e os problemas ocorridos nas edições anteriores, como falta de produtos, demora na entrega e, principalmente, descontos "falsos".

"Se os brasileiros fizessem uma Black Friday direito e verdadeiro, eles teriam milhares de pessoas acampadas em frente ao [shopping] Pátio Higienópolis quinta-feira à noite", alfinetou o site. "Enquanto a Black Friday nos Estados Unidos é um dia de negócios, no Brasil ele é conhecido como o dia da fraude" ou enrola trouxas e um verdadeiro "171".

No texto, a "Forbes" ressaltou, ainda, a preparação do governo e de entidades de proteção ao consumidor para que o evento deste ano não repita problemas passados. "O departamento de defesa do consumidor de São Paulo [Procon-SP] divulgou uma lista na última terça-feira com as 325 empresas que devem ser evitadas no evento."

Sentiram aí, nós brasileiros infelizmente, gostamos de levar vantagens em tudo e acabamos nos dando mal.

Por outro lado ainda, esta medida destacada pela publicação foi o código de ética elaborado pela camara-e (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), que tem o objetivo de proteger consumidores e varejistas durante o evento por meio de normas de conduta e boas práticas para promoções na internet. Em teoria, se empresas violarem o código, elas serão proibidas de participar do evento no ano seguinte.

Imaginem, um TV LCD o ano inteiro custa vamos dizer assim; 1000 reais mas na black fraude, eles aumentam para 2000 reais e pela black fraude este mesmo TV termina saindo por 1499 reais entenderam?

Metendo a mão no bolso do povo desinformado porque, Centenas de lojas no país realizaram, nesta sexta-feira, a Black Friday, prometendo descontos expressivos em diversos produtos. O povo tem que antes pesquisar, durante a semana, os preços de eletrodomésticos, eletrônicos, livros, televisores e outros produtos e comparar com os valores cobrados na tal Black Friday para ver as ofertas que valem ou não a pena compra-las.

Afinal, dinheiro é sangue, dinheiro é suor.

A tal Black Friday ganhou o apelido de "black fraude" em seus primeiros anos de realização no Brasil depois que diversas lojas foram flagradas aumentando os preços dias antes da megaliquidação. Assim, elas tentavam dar impressão de que os descontos eram de fato atraentes.

É o golpe que popularizou o termo ‘black fraude’, depois que diversas empresas foram flagradas aumentando os preços antes de baixá-los através de seus gerentes perniciosos, criando assim uma maneira criminosa de fazer os descontos parecerem maiores, tudo mentira. Hoje, sites como Econovia e Zoom permitem que os consumidores consultem o histórico de preços do produto e consigam se safar da arapuca do falso desconto.

E isso acontece muito em lojas físicas que vendem mais produtos do que possuem em estoque. Nesses casos, quem comprou fica de mãos abanando até que o produto seja reposto, o que pode demorar até 60 dias. O consumidor deve consultar sempre antes da compra se o produto desejado tem pronta-entrega e qual é o prazo para receber o que adquiriu.

E quero dizer também em especial às pessoas que não tem amor ao seu suor que a Black Friday ocorre para as empresas possam se desfazer de seus estoques porque há centenas de mercadorias que ficam encalhadas e infusadas, feias, ou porque estão defeituosas, com pequenas avarias e outros. Além disso, o comprador deve observar alguns detalhes, como se a voltagem do produto vendido é a mesma da cidade em que mora.

E o mais importante amigos; uma loja não pode anunciar um produto por um preço sob a condição de que outro item seja levado junto. Por exemplo: uma cafeteira não pode ficar mais barata se for obrigatório comprar também as cápsulas de café, ou se levar fósforo tem que levar o fogão e ainda aquela chatíssima garantia extendida que a pessoa tem que dar 100 reais a mais.

Outro inconveniente da black fraude é um dos dias em que as lojas online são mais procuradas em todo o ano. A avalanche de demanda muitas vezes faz com que um produto se esgote rapidamente e o consumidor se depare com uma desagradável situação: quando clicou no link, o produto estava disponível, mas na hora de efetuar o pagamento, o produto já não estava mais disponível e a compra não pôde ser finalizada.

Este tipo de problema, frequentemente causado por lentidão no site ou estoques reduzidos, ficou em segundo lugar no ranking de reclamações ao Procon no ano passado, com 26% do total de problemas reportados.

Então fica o alerta para quem não quer ser enganado porque, dinheiro está difícil, é o nosso suor e a gente não pode ficar por aí gastando atoa não é verdade ?

Eu José Joaquim não sou otário para dar meu dinheiro suado e abençoado nas mãos desses desonestos, e para finalizar, também não sou ladrão do meu bolso.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 21/06/2017
Código do texto: T6033416
Classificação de conteúdo: seguro