Ódio gratuito e babaca à Política

Vira e mexe ouvimos alguém dizer: Odeio a política! - Não se deve discutir política! - Quando alguém entra na politica perde a vergonha! - Um homem de bem não entra na política!- Política é tal e qual prostituição! E ene desabafos nessa mesma linha, inclusive o mais popular: - Todos os políticos calçam 40!

Há mesmo incrustrado no âmago das pessoas um ódio tremendo contraa política. É um fato. Inegável. Essas pessoas estão certas? Não, estão totalmente erradas. Trata-se de um ódio gratuito, irrracional e babaca. O odio não devia ser dirigido à política. Não pode, não deve e se trata de uma insensatez. O destinatário, o alvo, devia ser outro.

Por quê? Porque a políticva é uma ciência, a expressão vem de politiká, grego, é uma derivação de polis que designa o que 0é público. Em resumo: política é, por assim dizer, uma ciência da administração, um ramo das ciências sociais. Na verdade, o ódio, a revolta, a aversão das pessoas não devia ser à ´política em si, mas aos políticos mutreteiros, demagogos, fisiológicos e corruptos que enlameiam a política e a democracia. Esses políticos são os coveiros da democracia.

É pena que as escolas, colégios, faculdades, religiões, entidades civis e o escamabau de organizações nao eduquem as crianças, os jovens e os adultos sem informação sobre o que é de fato a política, a base da democracia, uma ciência, algo sério, e não a mutretagem dos políticos safados e corruptos.

Seria importante que as pessoas com mais cultura e informação começassem a conscientizar o povo colocando os pontos nos is, demonstrando que a política é algo sério e fundamental na vida das nações, que sem a politica verdadeira poderá advir o regime totalitário, principalmente o fascismo. Deviam sempre lembrar a advertência de Brecht que transcrevo:

O ANALFABETO POLÍTICO

Berthold Brecht

O pior analfabeto

É o analfabeto político,

Ele nao ouve, não fala,

nem participa das atividades políticas.

Ele não sabe que o custo de vida,

o preço do feijão, do peixe, da farinha,

do aluguel, do sapato e do remédio

dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orguha

e estufa o peito dizendo

que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,

da sua ignorância política

nasce a prostituta, o menor abandinado,

e o pior de todos os bandidos,

que é o político vigarista,

pilantra, corrupto e o lacaio

das empresas nacionais e multinacionais.

Penso que chegou a hora de se fazer uma reflexão e começarmos um agir poltico sério para usar a política nos seus verdadeiros fins: a construção de uma sociedade justa, igualitária e demcrática. Sem a política não se alcançará isso. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/05/2017
Código do texto: T6010017
Classificação de conteúdo: seguro