PAZ E AMOR !!!

Sempre fui avessa a todo e qualquer tipo de violência. Até mesmo o tom mais elevado da voz, quando dirigido a mim, é suficiente para me causar um enorme desconforto. Acredito que não haja problema incapaz de ser solucionado por meio da diplomacia e a polidez de um diálogo fundamentado em argumentos verdadeiros, bem colocados, sem a intenção de ferir ou humilhar quem quer que seja. Quando usamos de violência, seja para punir, reivindicar, educar ou para qualquer outra finalidade, ressuscitamos em nós, sentimentos desprezíveis, a fera adormecida, a voz da insensatez. E deixamos escapar por terra, qualquer razão que porventura, imaginávamos possuir.

Errar, todos erramos. Aprendemos com nossos erros e somos dignos de perdão quando não tivemos intenção de ferir, magoar ou prejudicar ninguém. Não conseguiria comemorar vitória seja de A ou B, durante uma guerra, por exemplo, sabendo que” vencer” tenha custado a vida de tantos outros inocentes. Vitória para mim, é quando conseguimos tocar o coração do oponente. Não com arco e flecha, tampouco com um projétil mortal mas sim, por meios pacíficos, por meio da palavra, do discurso coerente, do convencimento consciente, do amor. Vitória para mim, é quando conseguimos lutar pelo bem comum sem a necessidade da força bruta. É quando conseguimos fazer o inimigo se arrepender e se render, provando o quanto está errado. Do contrário, poderemos morrer levando a certeza da razão; cada um com a sua.

Por incrível que possa parecer, há quem sinta grande prazer ao ver o circo pegar fogo. Há quem consiga uma enorme satisfação com o sofrimento alheio. Considero as guerras uma estupidez incomparável, um retrocesso na evolução da humanidade, um total desprezo à nossa capacidade de raciocinar e fazer valer o que há de mais humano em nós. Temos sempre algumas escolhas a fazer; ou priorizamos os sentimentos nobres em cada um de nós ou, alimentamos os sentimentos ruins, os monstrinhos que volta e meia, nos provocam, disfarçados do bem. Nesse caso, se escolhermos a segunda opção, nos preparemos para uma possível quarta guerra à base de pau e pedra...porque a terceira, já está engatilhada.

Elenice Bastos.