Janelas

As janelas das residências são como um olho mágico que confisca o exterior para dentro de casa e assim, quando o sol está brilhando tudo o mais em redor se aquece e se ilumina como se fosse o último dia que isso fosse acontecer. Um rei tem de ser reverenciado sempre e, por este motivo, todas as aberturas o recebem, sejam elas pequenas ou grandes, requintadas ou rusticas, bem ou mal engendradas, pintadas ou de outro material. O que importa é a paisagem que se descortina funcionar como um quadro que tem vida própria, que tem independência e liberdade para ser.

As casas que se cercam de verdadeiros olhos para o mundo se alimentam da vida que segue através delas, porque ao se debruçar para o dia que rola, tanto a fragilidade como a fortaleza de viver se anuncia. Pode ser que o vislumbre seja a natureza mais agreste, um jardim caprichado, uma horta impecável, um galpão de festas, um parquinho para as crianças, um instantâneo das dunas movediças, um oceano cheio de humor e, um peitoril que abraça o que de fora aparece.

Este caleidoscópio para a vida pode abrigar em sua superfície gotas de chuva quando a intempérie assola o litoral e estas vão atuar se travestindo de lindas miçangas refletindo a luz do dia mais cinzento, escorrendo lugubremente e arrastando pequenas sujeiras, folhas, insetos que por ali se aventuraram, mas foram sugados pela natureza liquida e feroz dos temporais. Uma perspectiva animadora poder ter na linha de visão alternativa que vão se entrelaçar com o que acontece lá fora.

E assim se faz uma casa, cheia de vãos que trarão a alma do mundo para dentro de si, para ser o fio condutor do que acontece em família, para registrar o externo que renova o interior, para lembrar que existe vida lá fora, para socorrer quem mora só, para homenagear quem não mora mais ali, para chamar quem se evadiu, para guardar lembranças remotas, para ser a rota do dia para quem não quer se perder, para consolidar objetivos, para unir o que está prestes a se desintegrar. Uma casa com boas janelas espia a história do lugar.

Vera Renner
Enviado por Vera Renner em 25/05/2017
Código do texto: T6008932
Classificação de conteúdo: seguro