Frutos da Terra

"Periquito está roendo o coco da guariroba

A chuvinha de novembro amadurece a gabiroba

Passarinho voa aos bandos em cima do pé de manga

No cerrado é só sair e encher as mãos de pitangas

Tem guapeva lá no mato

No brejinho tem ingá

No campo tem curriola, murici e araçá

Tem uns pés de marmelada

Depois que passa a pinguela

Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela

Cajuzinho quem quiser é só ir buscar na serra

E não tem nada mais doce que o araçá dessa terra

Manga, mangaba, jatobá, bacupari

Gravatá e articum, olha o tempo do pequi...

Frutos da terra, do chão de Goiás..." Marcelo Barra

Essa música do Marcelo Barra é o retrato do lugar onde morei quando criança!

Naquela época, Matinha não tinha mais que vinte casas. Era uma pequena corrutela, hoje, periferia da grande Goiânia. Havia um armazém, uma pequena capela com uma pracinha de chão batido, duas ruas e um campinho de futebol. Na beira da estrada que passava ali, havia um galpão onde as mulheres descascavam mandioca para o feitio da farinha. Além das lavouras, essa era uma das raras atividades remuneradas do lugar. Ali vivi bons momentos da minha vida! Mas o que trago vivo em minha memória eram os frutos silvestres dali. Quantas vezes saí com meus irmãos para o campo colher gabiroba, mama-cadela, guapeva, ingá... O cajuzinho do cerrado era azedo, mas minha mãe fazia dele um doce que dava água na boca. No quintal de nossa casa tinha muitas mangueiras onde os periquitos e outros pássaros faziam algazarra e se fartavam com as delícias dos frutos!

Depois de muitos anos, voltei no lugar! Tudo está diferente! A corrutela virou cidade; o cerrado deu lugar às pastagens! Em nome do progresso, o homem modifica a natureza sem se preocupar com a própria história. Só nos resta dar asas à imaginação e recordar!!!

Ranon Machado
Enviado por Ranon Machado em 24/05/2017
Reeditado em 25/11/2023
Código do texto: T6008508
Classificação de conteúdo: seguro