A n s i e d a d e

Raras são as pessoas que não possuem, pelo menos, um tiquinho de ansiedade. Quase todo mundo é meio ansioso, mesmo aqueles que praticam exercícios de meditação, ioga e o escambau de meios para evitar tensão, nervosismo e ansiedade.

Mas há, reconheço, as raras exceções, aquelas que contamos nos dedos de uma só mão, mas existe essa turma de avessos à ansiedade. Não só os admiro, mas invejo paca. Sim porque sou um tremendo de um ansioso, ansioso em demasia. Faço uma força danada para me manter calmo, tranquilo, light, mas não tem jeito a ansiedade vence por 7 x 1 (igual a vitória da Alemanha spobre o Brasil). Não consigo me dominar, a ansiedade me devora. Nunca espero tranquilo uma resposta, uma informação, uma notícia, nada, sinto uma danada de uma compulsão de saber a coisa imediatamente. Sou mesmo ansioso em tempo integral. Não, ainda não estou na fase de tomar o tarja preta, mas quase diariamente para me acalmar tomo chá de cidreira ou um copo de garapa (água com açucar). Acalma, mas não extingue a ansiedade.

Invejava um colega de banco, já falecido. Esse cara era calmo ao extremo.Incapaz de demonstrar pressa ou curiosidade, qualquer interesser em saber isso ou aquilo antes do tempo, nunca perguntou sobre nenhuma novidade. Erfa calmíssimo. Vou dar um exemplo: quando ele recebia uma carta no banco não abria logo, botava a carta dentro da gaveta do birô, quando alguém perguntava porque ele não lia logo, o sujeito ria e dizia: - Em casa eu leio, com mais tempo e tranquilidade. Certa vez, pasmem, o cara recebeu um telegrama e não abriu, botou na gaveta, fiquei estarrecido e ponderei a ele se não era melhor ler logo o telegrama, podia ser coisa urgente. Ele que gostava muito de mim, riu e disse com aquela sua calama característica: - O que será, será, tanto faz eu saber agora como mais tarde. Não discuti, pelo contrário, admirei a filosofia de vida dele, era algo que eu nunca faria. Esse colega morreu do coração. Uma ironia? Nao, segundo familiares dele o cara tinha problemas cardíacos. Mas a calma não era por causa da doença, devia sr coisa genetica porque os pais ~erm tambem muito calmos.

O que sei, por experiência própria é que a ansiedade nos faz sofrer, e sofrer com antecedência, imaginando sempre prolemas, o pior, dificuldades, um inferno. Detesto ser ansioso. Vou agora tomar um canecão de garapa. Inté.

PS: O Brasil está vivendo um momento muito difícil. E não tem lideranças capazes de buscar uma saída de verdade, essa saida passa por duas providências: Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política séria e eleições diretas para presidente.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/05/2017
Código do texto: T6008273
Classificação de conteúdo: seguro