O BREJO E A "VACA" COR-DE-ROSA

OBSERVAÇÃO INÚTIL: é bem provável que os "irmãos cara-de-pau" estejam nesse momento comprando, em Nova Yorque, meia dúzia de gravadores parecidos com o que fez as delações... e os "ruídos" certamente eram feitos com o dedo roçando no microfone propositalmente, para impedir a audição. Esta crônica foi escrita DOMINGO DE TARDE, 21/maio, perdeu um pouco o sentido, mas continua atual. (NATOAZEVEDO)

O BREJO E A "VACA" COR-DE-ROSA

"... um conjunto de documentos entregues à Corregedoria

demonstra que houve um elevado número, ainda em apuração,

de viagens ao exterior realizadas por ministros do STJ e suas

mulheres, (...) que o problema não é novidade no Poder Judiciário

e que estão sob investigação outras denúncias envolvendo

viagens internacionais de magistrados de diversos Tribunais

brasileiros". (in O LIBERAL, Belém/PA, 03/04/2014 - trechos)

GABINETE - "São desviados para gabinetes de senadores

funcionários RECONTRATADOS, com salários maiores e carga

horária menor. Em fevereiro o Senado anunciou "corte de gastos"

e a demissão de 512 terceirizados, mas tudo não passa de factóide.

Estão sendo recontratados a pretexto de atuar no apoio operacional

(copa, limpeza, etc)... OLHA A CONTA - "Só uma empresa mantém

614 terceirizados no Senado, que representam despesas MENSAIS

de R$ 28 MILHÕES". jornalista CLÁUDIO HUMBERTO

(in O LIBERAL, Belém/PA, 29/out. 2013)

Praticamente todo eleitor que defende políticos e "torce" por um Partido como se o mesmo fosse seu time de futebol favorito não tem a menor idéia de quanto nos custa, ao povo inteiro, manter um sujeito para fazer leis que nem êles cumprem. A toda hora se vê políticos "driblando" regras, leis, o regimento interno e até o bom-senso somente para engordar seus "bolsos" ("burras", séculos atrás) insaciáveis. Em Belém, deputado evangélico DE FÉRIAS encheu o tanque de seu carro (com gasolina) por 3 vezes em menos de 10 minutos, segundo as notas fiscais apresentadas. Fôra "visitar" as bases... em Fortaleza! De concreto como punição, só admoestação e a suposta devolução do "engano"... no nosso caso era cadeia na certa, sem o privilégios que êles se presentearam sob a eterna desculpa da Ditadura.

Em 2010, último ano de Lula, o Ministério do Planejamento teria gasto, apenas EM VIAGENS, mais de 1 BILHÃO de reais, segundo nota de Jornais. "Madame Dilma", esbanjando o que o país já não tinha, "torrou" R$ 1 BILHÃO E MEIO do nosso sangue e suor, em 2011... pelo andar dessa carruagem de horrores deve estar atualmente nos 3 BILHÕES. Resta saber como se consegue GASTAR TANTO, se paenas pequena parcela dos funcionários tem essas regalias. Mas esse país não tem jeito !

"TEMOS QUE MANTER ISSO !", é a frase sintomática de um político profissional, LEMA inconsciente de todos êles, mesmo os que adentram decentes, medianamente honestos. Meu espanto foi ver Justiça, jornais e TVs aceitando sem pestanejar 1 gravação tão precária, que só "abafava" as respostas do Presidente. Fica óbvio -- até para um "Inspetor Clouseau" -- que o delator se cercou de todos os cuidados, falou minimamente sobre sua próprias ações, citou de forma velada os atos denunciados e, ao entregar a "fita" (microcard ou pendrive), retirou trechos que lhe servirão "DE MOEDA" na barganha política que ainda está por vir. Embora consiga ANULAR esta "gravação" inicial, Temer não sai inteiro desse "brejo", vai ficar mais sujo do que pau de galinheiro.

Enquanto platéia estúpida, "claque" idiota, resta-nos ser "dirigidos" -- nessa VIDA DE GADO, "vaca" cor-de-rosa que é o povo -- por esse brejo horrendo e sem saídas que se tornou o Brasil... para nova eleição. DIRETA, porquê?! Acaso as anteriores foram indiretas ?

E quem são os candidatos a "SALVADOR DA PÁTRIA" nesse momento trágico ? A "morena da selva" cheia de "broncas" na vida pessoal e que já trocou de Partido 3 ou 4 vezes ? Um pastor qualquer, preconceituoso e parcial, visando só o seu "rebanho" ? Um oportunista do Nordeste, com passado cinza ou a eterna "raposa" aqui do Norte, que Lei nenhuma consegue enquadrar ? Um "barriga verde" carequinha ou o liso "Pinduca" paulistano, sempre à espreita de uma chance ? Talvez o "sapo barbudo" que "enterrou" o país ?! Tenho a sensação de que somos TODOS "bois de piranha" desses 2 "vaqueiros" espertos e que a queda de Temer (nas pesquisas ou a efetiva) interessa aos "Irmãos Metralha" que -- se não criaram -- incentivaram o tal PROS em seus dias iniciais (2010/11 ?) e de onde surgiria um "zebu presidencial" desconhecido.

Enquanto reciclador, me veio às mãos luxuosa revista editada por uma Fundação e representando as idéias e planos (nem ouso falar em IDEAIS) do tal PRP. Do pouco que me recordo, não vi um só artigo citando alguma ação comunitária, pela rica Fundação, em favor da população. Num extenso texto de 5 páginas sob o título "PALAVRA" o autor defende nova Constituição, voto distrital (?!), Parlamentarismo, fim das emendas milionárias e mais apoio ao Município, BASE de tudo. "Vivemos numa Federação que não privilegia o Município, o local onde reside o cidadão, o ELEITOR, o sujeito pagador de impostos... "

De boas intenções o Inferno está cheio... embora sugira "a adoção de restrição para (nova) REELEIÇÃO em todos os níveis" a "Revista Republicana" nº 32, de junho/2016, traz na capa "chamada" ensinando como VENCER uma eleição e sugere a criação de um curso intensivo de administração pública para todo candidato a prefeito. Por fim, o autor reconhece que a Política atual está FALIDA e "fadada ao colapso institucional", enquanto incentiva "a entrada de jovens e de mulheres NA POLÍTICA", admitindo "que os Partidos precisam se responsabilizar pela qualidade dos cidadãos que são apresentados como CANDIDATOS. Sem a chancela do partido, o corrupto não chega ao Poder. Cabe aos Partidos conhecer o passado dos candidatos e impedir que os maus continuem...", etc, etc.

Como dizia HAMLET, via Shakespeare, "palavras são palavras e nada mais que palavras". Temos que manter... "ISSO" ?!

"NATO" AZEVEDO (escrito no domingo, 21/maio 2017)