MAIS UMA EXPECTATIVA NO PAÍS POR ATOS TRÁGICOS EM CURITIBA

Sparkline 37838

Quarta-Feira, 10 de Maio de 2017

Hoje é mais um dia de sobressalto e preocupação de todos nesse país. Haverá o depoimento do ex-presidente Lula numa audiência em Curitiba, cujo juiz, Moro, o ouvirá a respeito de algumas situações que envolvem vários processos, sendo que o principal deles diz respeito à corrupção.

No entanto, tal situação promete muito mais do que parece. Porque os simpatizantes e companheiros do acusado estão transformando esse episódio em exploração política, arregimentando um contingente enorme de pessoas para manifestarem-se nessa cidade, durante a audiência judicial.

Do que li, vi, ouvi e vivi, não necessariamente nessa ordem, tenho em conta de que há muita ignorância por parte de muitos nessa situação. E falo como um dos que trabalharam muito para ver o Lula na presidência desse país. Só que com o andamento de sua gestão, logo no início dela o que se viu foi um tremendo disparate de imundície e ladroagem. E, felizmente, abandonei tal iniciativa.

Com sua ascensão ao poder em 2003 o Lula teve toda a oportunidade, e chance, de desmascarar os muitos escândalos e processos imorais que aqueles que o precederam perpetraram. Mas, não. Ele descobriu que poderia usar dos mesmos artifícios, a princípio para conseguir dinheiro para sua permanência e de seu partido no poder.

Só que a ganância foi muito maior. Avançou sobre o erário de forma desenfreada, bem como em muitas outras oportunidades onde pudesse conseguir dinheiro, principalmente em conluio com grandes empresários, mas para proveito próprio. Desvirtuou o processo de concorrências públicas em grande parte dos empreendimentos que o país movimentava. E o maior deles foi através da Petrobras.

Mas o mais assustador nessa situação, é ver gente ainda se colocar ao lado desses bandidos. Que se arvoraram durante muito tempo em paladinos da justiça, jogando pedras nos telhados dos outros bandidos que os antecederam, como se isso pudesse justificar essas ações malígnas e desonestas.

Ora, não há nesse universo público brasileiro nenhum isento de culpabilidade. E todos, sem exceção, devem ser penalizados, sim. Infelizmente o povo só assiste a esse absurdo de ilegalidade, sem nenhuma reação. E quando parte dele reage, como nessa movimentação de hoje em Curitiba, o faz em proveito próprio, tentando manter as safadezas que se intalaram no país desde, no mínimo, três décadas atrás.

Então, hoje, na parte da tarde, podemos esperar incidentes trágicos, com a movimentação dos que estão sendo denominados de 'petralhas', que partirão para o confronto com as autoridades em Curitiba, fazendo horrores antes, durante e depois da audiência judicial tão esperada por todos. É aguardar para ver os resultados.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/05/2017
Código do texto: T5994785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.