O Problema é Português

Enquanto escrevia estas linhas, lembrava-me com carinho de uma pessoa que me marcou bastante no ano de 1994.

Aquele ano foi meio que sabático pra mim. Fiquei seis meses dando um tempo nos estudos depois de completar o primeiro grau no Fernando Treptow e após isso me inscrevi no curso preparatório pra Escola Técnica, onde hoje é o IF-Sul, lá no CPV que naquela época localizava-se na Felix da Cunha.

Naquele tempo a Internet ainda engatinhava e os computadores eram usados mais para jogar e também para trabalhar em processamento de dados. As aulas eram um desafio pelo fato da gente nem pensar em perder nenhum momento da explicação dos professores em cada matéria que era dada.

Uma informação perdida era uma chance a menos de passar na prova e não levar cano, como dizia essa pessoa.

Esse professor, em particular, marcou muito minha vida pelo ensinamento direto da matéria e pela sua forte personalidade.

O inesquecível professor de Matemática Paulo Gomes.

Ele tinha umas frases de efeito que falava durante seus ensinamentos e sempre escolhia um aluno para responder determinada questão que elaborava durante as aulas. E independentemente se o aluno acertava ou errava a questão ele mandava sua principal frase que sem duvida deve ter marcado a vida de muita gente, inclusive a minha:

- O problema de vocês é português.

Desde então, 23 anos já se passaram e essa frase sintetiza perfeitamente o que está acontecendo no Brasil com relação á leitura e principalmente a interpretação de textos.

Só pra delinear o que digo, em pesquisa recente foi constatado que apenas 8% dos brasileiros são capazes de interpretar perfeitamente um texto seja qual for, o que é uma situação gravíssima.

A impressão que fica é que a grande maioria das pessoas não tem nenhum interesse em aprofundar a leitura para interpretá-lo melhor e preferem reproduzir textos de outros autores pensando que estão criando suas próprias “obras-primas”.

E nem é preciso falar dos textos curtos onde muita gente lê uma vez só e já se acham os melhores formadores de opinião ou os mais sabichões da paróquia.

Porém o máximo que conseguem fazer é reproduzir feito papagaio o que leram sem nem se preocupar se a informação é correta ou se a fonte de onde veio o texto é confiável.

E é por essas e outras coisas que concordo plenamente com as palavras proféticas do meu professor que assinalou muito bem a situação educacional que nosso pais atravessa hoje.

Nosso problema é português.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 29/04/2017
Código do texto: T5985021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.