Bibo pai e Bóbi filho

Agora, gostaria de ter uma conversa bem franca, de homem para homem. Chegou a hora de bater um papo com você, meu amigo, que é pai. Para facilitar a minha tarefa, como eu sou um nostálgico de carteirinha, daqueles com mania de vangloriar tudo que é do passado, vou me utilizar de recortes de lembranças da minha juventude para dar conta do recado.

Você já assistiu o desenho animado Bibo pai e Bóbi filho? Bibo pai e Bóbi filho ou Augie Doggi and Doggie Daddy era uma animação dos estúdios de Hanna- Barbera. O desenho mostra as aventuras vividas por Bóbi filho, um cãozinho da raça breedless tipicamente suburbano de grandes orelhas pretas e o seu papai, Bibo pai. Bibo pai tenta educar seu filho Bóbi da melhor maneira possível, dando-lhe sempre bons conselhos e aproveitando todos os momentos e circunstâncias da vida para ensiná-lo a como se tornar um cão educado. Bóbi filho é um grande admirador de seu pai e demonstra a sua admiração sempre que se refere ao pai usando frases como: “O melhor papai do mundo” ou “Meu querido e velho pai”. Pai e filho compartilham de uma grande afeição um pelo outro.

Esse seriado dos anos 60 foi o favorito de muita gente miúda e também de muita gente de cara peluda, tamanha a sua familiaridade com as cenas do cotidiano familiar, principalmente, a relação paterna. O desenho mostra que os prováveis conflitos motivados pela diferença de gerações podem sempre ser resolvidos mediante o uso do diálogo, da ponderação, mas, sem perder o bom humor. Que desenhinho pedagógico? Pai de verdade... Tem que participar!

Como professor, me deparo em diversos momentos com situações em que se percebe a falta nítida que faz a presença da figura masculina, mais precisamente, a figura paterna para essa meninada em tempos de "Pokémon Go". Na minha opinião, o pai para a formação do menino é tão importante que deveria vir acompanhado de um “clone à tiracolo”.

Eu realmente sou um privilegiado. Eu não só tive um pai por um bom período de tempo da minha vida, mas, tive o pai de todos os sonhos de consumo de muitos meninos órfãos: um pai inteiro, um pai presente, um pai amigo. Não o “amigo da onça”, mas sim, o “amigo do peito”! Com toda certeza, tudo o que eu tenho de bom foi herança legítima desse ser especial que marcou a minha vida de maneira contundente, reforçando todos os meus talentos a favor da dignidade da pessoa humana.

Para você entender melhor o porquê do motivo que esse cara sempre será o meu verdadeiro herói, definirei em poucas linhas o seu perfil. Meu pai tinha a elegância e o charme do ator Sean Connery, a autoridade e a sabedoria do rei Salomão e a honestidade e generosidade do pacifista Gandhi. É impossível não se apaixonar por um cara que reúne todos esses atributos.

Meu pai era de um tempo em que o homem era o provedor, que não hesitava em fazer tudo o que fosse preciso para cumprir a sua missão mais importante: Zelar pelo bem estar dos seus entes mais queridos. E cumpriu isso até o seu último suspiro de vida. Obrigado Bibo pai! A sua missão foi cumprida com galhardia! O seu Bóbi filho tem a sua cara, o seu corpo, e o mais importante, a sua alma.