SEMPRE ALERTA

O dia 23 de abril se comemora o dia do escoteiro, ou melhor, dizendo, o dia em que Robert Baden-Powell criou este movimento mundial, tendo como proposta desenvolver o jovem através da prática de trabalhos em equipe, vida ao ar livre em contato com a natureza, permitindo que este jovem assuma compromissos contribuindo desta forma no seu crescimento moral, intelectual e espiritual. O jovem necessita deste crescimento com responsabilidades, pois esta atitude faz com que ele se converta em um ser leal, fraterno, altruísta, respeitável, responsável e disciplinado. Primeiro acampamento realizado por seu fundador aconteceu em 1907 na ilha de Brownsea, no canal da Mancha, Inglaterra na quantidade de vinte jovens entre 12 e 16 anos de idade. Neste acampamento ele ensinou técnicas de primeiro socorros, observação, segurança, orientação etc... com o passar do tempo este movimento foi crescendo vertiginosamente em todos os continentes inclusive no Brasil quando aqui chegou no ano de 1910 através de um grupo de marinheiros e oficiais que passavam uma temporada na Inglaterra onde conheceram o movimento em terras britânicas. No seu retorno ao Brasil trouxeram uniformes escoteiros e uma vontade imensa de disseminar o movimento em terras brasileiras o que viria solidificar este desejo. No dia 14 de junho de 1910 no Rio de Janeiro foi oficialmente fundado o primeiro grupo escoteiro no Brasil, recebendo o nome de Centro de Boys Scouts do Brasil. No dia 29 de Novembro de 1914 em São Paulo, é criada a primeira entidade que administraria de uma forma oficial este movimento. Porém no ano de 1924, no Rio de Janeiro seria criada a UEB, União dos Escoteiros do Brasil, a partir desta data o movimento se espalharia por todo o Brasil, onde hoje se faz representar em cada Estado e Território brasileiro. No Brasil temos três modalidades de Grupos Escoteiros: Modalidades do Ar, Modalidades do Mar e Modalidades Básicas. Apesar de preservarem os mesmos valores, Lei e promessa, suas atividades se diferenciam, pois convergem para o tipo de modalidade de determinado grupo composto. Em Santa Catarina o movimento também se faz presente com seus grupos organizados nas três modalidades. Uma das pessoas que se destacaram entre tantas no Estado, chama-se padre Edgar. Este ser dedicou uma boa parte de sua vida sacerdotal ao escotismo, pois ele cria que este movimento era fundamental para a formação do jovem e diante desta atitude foi por muito tempo Coordenador Regional de Espiritualidade deste movimento, reconhecido no Brasil e no exterior por sua atuação escotista. É um movimento educacional, recreativo que prepara jovens para o futuro, oferecendo ferramentas para que este cresça baseado numa ética/moral tornando-se um cidadão com suas responsabilidades, seus direitos e principalmente seus deveres. Em Santa Catarina o movimento também se faz presente com seus grupos ofertados nas três modalidades. Em uma atividade escoteira, o ápice de um acampamento acontece através do fogo de conselho, onde todos os acampados reúnem-se ao redor de uma fogueira ao anoitecer e neste evento os participantes se destacam com apresentações curtas e bem dinâmicas o que atiça a criatividade dos grupos presentes. É também o momento de desenvolver sua espiritualidade, pois o fogo de conselho tem o seu lado místico o qual contribui para que todos os presentes sintam-se conectados com seu EU divino respeitando o credo de cada um através de uma reflexão do chefe responsável.

1. Por que perder as esperanças

De nos tornar a ver?

Por que perder as esperanças

Se há tanto querer?

Refrão:

Não é mais que um até logo

Não é mais que um breve adeus

Bem cedo junto ao fogo Tornaremos a nos ver

2. Com nossas mãos entrelaçadas

Ao redor do calor

Formemos esta noite

Um círculo de amor

Refrão

3. Pois o Senhor que nos protege

E nos vai abençoar

Um dia certamente

Vai de novo nos juntar

MELHOR POSSIVEL – SEMPRE ALERTA

Valmir Vilmar de Sousa (Veve) 23/04/17

valmir de sousa
Enviado por valmir de sousa em 24/04/2017
Código do texto: T5979593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.