Penico e delação premiada

Hoje certas coisas são muito mais ´fáceis. Exemplo: tem luz elétrica em todo canto,geladeira, televisão, se não fosse a seca até água encanada, as pessoas estão mais atentas e alguns chegam até a chiar, só lhes falta coragem de exigir participar de todos os benefícios da civilização.

Antigamente não existia esses avanços de hoje. Luz elétricasóalgumas horas por dia graças a um velho motor, nove horas da noitedesligava e o jeito era se virar com um candeeiro, no meu caso era vela porque sou alérgico a querosene. Geladeira? Não se sabia nem que bicho era esse. Água encanada? Erasóo que faltava, juntava-se água da chuva numa caixa d'água, cistrena, tanque e se recorria aos chafarizes. Televisão? Não se sabianem que ome era esse. Ouvia-se rádio a bateria, assi mesmo raras pessoas possuiam essa maravilha. Naquela época se morria até de nó na tripa.Remédio? Só Melhoral e Biotônico Fontoura.

Tinha outro costume: o baneiro e sanitário ficava no muro das casas. De noite uando alguém se apertava tinha que usar o famoso penico. Tanto para mijar como para cagar.Era chamado de "capitão" e ficava debaixo da cama. De manhã era comum passar pelo corredor da casa aquela processão de penicos.

Chamavm tambem o penico de urinol, havia o de ágate, de flandres e os de luxo que tinha até tampa, alguns tinha até uma cadeirinha. Quando se furava, os de metal, era costume de vedá-lo com sabão, mas sempre respingava no chão e ficava aquele melelê.erode onde eu morava tinha a casa de um amigo que avó dele não saaia da cama, passava tempo sem tomar banho e sava um penico velho e furado, imaginem ofedor na casa, mas ninguém se queixava, ficaram acostumado com o fedor do mijo e cocô de dona Chiquinha. Cansei de jogar baralho láe aguentar aquele fedor, para tanto tomava uma cachacinha. Estou certo que fedor não mata ninguém.

Pois bem, quando vejo hoje esses delatores excitados, frenéticose num frisson danado para inventar acusações para se livrar da cadeia, eu recordo do penico de dona Chiquinha e, juro, eles vendem mais que aquele penico. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/04/2017
Código do texto: T5979062
Classificação de conteúdo: seguro