O DESCOBRIMENTO DO BRASIL NÃO FOI TÃO IMPORTANTE

Sparkline 37350

Sábado, 22 de Abril de 2017

Nesse dia de hoje, 22 de Abril, é lembrado como o dia do descobrimento do país pelos portugueses no ano de 1500. Mas não chega a ser uma efeméride importante porque nem feriado é. E já o dia anterior, como todos sabem, tem um peso muito maior na cultura do Brasil.

Os historiadores dizem que esse acontedimento se deu quase que numa casualidade, pois que o navegador Pedro Álvares Cabral encontrou dificuldades no mar, sendo desviado de sua rota principal, que eram as Índias, vindo bater no litoral brasileiro, lá na Bahia.

E alguns historiadores creditam as muitas mazelas brasileiras a esse acontecimento, porque o conteúdo moral de grande parte dos componentes essa frota do Cabral não era lá grande coisa, nesse sentido. Vieram muitos nobres falidos, degredados, prostitutas e afins.

É óbvio que tal situação caberá controvérsias. E muitas. Porque depois de tantos séculos passados, tais circunstâncias já deveriam ter se anulado e mudado. Mas parece até que ocorreu o oposto. A bandidagem no país está dando a impressão que degringolou de vez.

Mas existe gente que diz (e acredita) que Deus é brasileiro. O que, de imediato, cai em controvérsia. Porque se o fosse, mesmo, não teria permitido ao Cabral que se desviasse de sua rota oficial, por nenhum motivo, vindo, assim, descobrir o nosso continente. E não teríamos a nossa existência comprometida com tanta coisa negativa, como se deu e dá.

Mas brincadeiras, ironias e gozações à parte, é bom que o povo brasileiro tome consciência das nossas situações estrutural e conjutural. Porque a impressão que temos é a de que o crime já assumiu o comando da nação. E a Justiça Brasileira, através da Polícia Federal e do Ministério Público, andam dando sólidas amostras disso, tantas são as pessoas envolvidas em crimes diversos no país.

E existe um fato muito mais complexo e perigosos acontecendo na América do Sul. A situação na Venezuela já começa a sair do eixo e do controle. O caos, praticamente, já tomou conta de lá. E já anda morrendo gente além da conta nos protestos que os venezuelanos andam fazendo. Desta forma, temos que nos preocupar com isso para que o nosso país não seja a Venezuela, amanhã.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/04/2017
Código do texto: T5978009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.