UMA QUESTÃO DE FÉ
QUESTÃO DE FE?

Ontem, assistia a uma cerimônia da missa do Sábado da Aleluia. Um leitor discorria sobre o inicio do mundo ou seja, do Gênesis. Numa ordem, o leitor ia desenrolando a historia do surgimento da terra, dos primeiros humanos, (Adão e Eva), e assim, sucessivamente, ia falando da formação de tudo que hoje existe sobre a face do Planeta numa leitura da Bíblia.
Numa síntese, Deus fez tudo em seis dias e descansou no sétimo. A igreja usa muito de simbolismo e metáforas. Jesus Cristo usava parábolas para ensinar os seus seguidores.
Não sabemos em que data ocorreu este fato. Entretanto, a ciência, em pesquisas avançadas, tem outra explicação não só para a formação do Universo más para o Planeta terra. Segundo a ciência , o Universo foi criado a 14 bilhões de anos e a Terra 4,5 bilhões de anos.O “homo sapiens” só apareceu na terra há 250 mil anos. Os primeiros seres vivos unicelulares surgiram depois de 1 bilhão de anos.
Conhecemos um pouco das questões religiosas e dos povos mais antigos há apenas 3 mil anos e a de Jesus Cristo, 2 mil anos a partir de sua crucificação.
Há nove mil anos atrás o homem começava a gatinhar nas questões de produzir e negociar e mesmo habitar, porque sua moradia era um simples buraco no chão.
O livro escrito em 1955 por Werner Keller e colaboradores, com o titulo “E a Bíblia tinha razão” relata a expedição de um grupo de pesquisadores alemães, arqueólogos, que procurava seguir os caminhos de Moisés durante 40 anos, segundo a Bíblia. Alguns fatos chamam a atenção:

1- As 7 pragas do Egito, mandada por Deus para permitir a saída dos hebreus da escravidão do Faraó;
2- Os alimentos caídos do céu, o maná que alimentavam as tribos.
3- A s codornizes que caiam nos acampamentos.
4- A água que brotava da rocha ao riscar a pedra por Moisés.
5- E tantos outros fenômenos que aconteciam, como grandes milagres divinos.
Todos estes fenômenos foram provados pela expedição, entretanto, não foram considerados como milagres.
As pragas do Egito foram vistas como normais levando-se, em conta, fatores ecológicos com fenômenos sucessivos.
O maná, o maná é um produto secretado de uma planta chamada tamargueira, que através das ação das cochonilhas secreta uma resina denominada maná conforme o texto abaixo:
“A tamargueira é uma planta de crescimento lento, madeira macia que se desenvolve como arbusto ou árvore de pequeno porte em solos onde há água perto da superfície. A árvore é cheia de sulcos das regiões desérticas, com folhas muito pequenas em forma de escamas. O botânico alemão G. Ehrenberg afirma que o maná não era outra coisa senão uma secreção das árvores e arbustos da Tamargueira (espécie Tamarix Mannifera). Segundo ele, quando as árvores nativas são picadas pelas cochonilhas, um inseto encontrado no Sinai, elas produzem uma secreção resinosa especial, que seria o maná bíblico. Ainda hoje esta resina, de gosto insípido, é encontrada em abundância na península do Sinai, deserto da Arábia e proximidades do Mar morto. (site estudos diversos)”

As codornizes que caiam nos acampamentos: ”Aves galináceas migratórias, comuns na Europa, Ásia e África. Codornizes, depois de vôos prolongados caiam ou desciam ao chão para descansar e ganhar energia para continuar”.
A água da Rocha- Moisés tipo (aqüífero de Botucatu) riscou a rocha que saiu água. Segundo o relato da expedição, a pedra que deu água para os hebreus era porosa tipo de arenitos que retém muita água. Quando escavada brota água em abundância; assim Moisés produziu água para os peregrinos do Êxodo.
TOLSTÓI, AUTOR DE “ANA KARENINA, GUERRA E PAZ EMUITAS OUTRAS OBRAS”, ESCREVEU MUITOS CONTOS ESPIRITUAIS. Um deles com o título abaixo.

“ONDE EXISTE AMOR DEUS AÍ ESTÁ”

Neste conto editado em 2001, com essa frase bíblica, ele fala sobre de um sapateiro numa cidade Russa onde vivia num porão com aberturas de janelas ao nível do solo. Aí ele só podia ver os transeuntes apenas pelo meio. Conhecia alguns, devido aos sapatos ou botas que ele consertava.Ele vivia atormentado com sua vida por viver sozinho. Certo dia recebeu a visita de um amigo, tratou de oferecer-lhe o melhor. Ciente de seus problemas aconselhou-o a ler a Bíblia. Foi o que fez: pegou a bíblia e à luz de um lampião de azeite, passou ler aquilo que mais precisava. Encontrou Lucas, cap 6 e leu os versículos onde Jesus falava “se alguém bate na sua face, oferece a outra....) e assim sucessivamente,.e continuou lendo outros capítulos do Evangelho, que te trazia boas orientações da vida.Enquanto lia algo chamou-o atenção:
.Apareceu também uma velha senhora com uma sacola de maçãs e um feixe de lenha nas costas, ele viu o que acontecia pela abertura: o garoto de rua que passava fome pegou uma maçã daquela senhora, mas agarrado pelos cabelos ela exigia que ele fosse punido e ameaçava chamar a policia para puni-lo. O velho quando presenciou a cena, saiu de seu porão e foi em socorro da criança. Após dialogar com aquela senhora, ela não só perdoou o garoto como levou para casa com aquele feixe de lenha pesado.
Tentou ajudar um netinho que havia perdido a mãe, mas acabou que o netinho teve doença grave e morreu de febre numa semana. Chorou pela perda e continuou sozinho. E a vida prosseguia. Um dia viu pela abertura, uma senhora com um filho recém nascido nos braços morrendo de frio. Ele compadeceu daquela senhora e chamou-a par seu casebre; aí deu agasalhos meio desgastados, chá e sopas de repolho. Aquela senhora ficou ali até melhorar e tempo e não sabia como agradecer a hospitalidade.
O velho russo, tanto lia a bíblia que desejava encontrar-se com Jesus. Certa vez ouviu uma voz que dizia: “Martyin, amanhã, fica olhando para rua que eu vou te visitar” Ele estava meio sonolento pensou estar sonhando. Martyin, recebeu mais uma visita de seu amigo, e mais uma vez o tratou como antes. Ele foi embora agradeceu pela hospitalidade.
Certa vez, trabalhando como de costume, vislumbrou vários personagens que lhe eram familiares, assustou, mas em segui da cada um ia se identificando dizendo: este era eu (Jesus) que voce tanto esperava; aqueles personagens desapareceram como sugiram e Martyn pode ver novamente a mulher com criança, o seu amigo, a velha com o garoto sorrindo.
Como pode concluir que o amor daquele velho sapateiro pela pessoas necessitadas e a procura de Jesus traduziu-se na sua preocupação em ajudar o próximo,

“tive fome e deste-me de comer.tive sede e deste-me de beber,Era forasteiro e me recolhestes. Cada vez que que fizeste a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim fizestes”