oh céu! oh vida! oh azar!

Você reclama da vida? Você é da turma do oh céu! oh vida! oh azar!? Reclama a falta de dinheiro ou sorte? Reclama a falta de oportunidade ou prosperidade? Reclama a falta de felicidade ou amor? Reclama a falta de tudo? Na grande maioria das vezes, "os resmungões de carteirinha" são providos de todas as ferramentas para serem bem sucedidos, não têm motivos para se lamentarem, mas estão tão acostumados com esse comportamento lamuriento, que esquecem até de respirar. É lógico que ficar muito tempo sem ar, acelera a morte! O sentimento de auto- piedade é uma prática comum nas tribos de humanos que não tem o que reclamar.

Os "coitadinhos da vida" acreditam que tudo conspira contra, que o mundo inteiro está trabalhando em favor de sua infelicidade. Com esse pensamento é impossível viver bem, ou melhor dizendo, com esse pensamento só é possível viver mal, viver muito mal. São criaturas resignadas, desencorajadas, insatisfeitas e literalmente chatas. Parecem que estão sendo pisoteadas o tempo inteiro, parecem que estão desprovidas de vida. Elas têm o espírito da "hiena Hardy"!

Existem muitos humanos que, mesmo sem os atributos físicos e cognitivos considerados essenciais para se viver bem, teimam em desafiar as leis terrenas das probabilidades e, contra todos os obstáculos do caminho, aparentemente insuperáveis, levam uma vida plena e feliz. Vivem num mundo onde a palavra "nunca" não existe, num mundo onde sempre "vale a pena viver". São criaturas "quase perfeitas", mas com "espíritos mais que perfeitos". São exemplos magníficos que para viver, basta querer viver e aproveitar tudo que lhe for permitido.

Que me perdoem os gregos antigos, mas corpos bem torneados não representam sinônimo de perfeição. A perfeição vai muito além de uma "obra de arte que respira". A perfeição é um ideal inatingível! Eu não gosto das olimpíadas de corpos esbeltos, de talentos humanos dignos dos deuses do olimpo. Gosto das olimpíadas de corpos que correm sem pernas, de corpos que nadam sem braços, de corpos que lutam sem mãos, de corpos que se deslocam no campo de prova sem olhos para enxergar os seus adversários. Isso sim é divino! Esse é o lado bom e maravilhoso da espécie que conquistou a terra com o derramamento de sangue de inocentes criaturas.

Há muitas pessoas sofrendo toda sorte de provações. Algumas continuam acreditando em dias melhores, enquanto outras continuam acreditando em dias que não vale a pena viver. Que pena, tem muita gente indo embora do mundo dos vivos sem nunca ter vivido de verdade. A vida sempre vale a pena ser vivida! Não importa quantas limitações você tenha, sempre é possível ser útil, sempre é possível tirar proveito dela, mesmo que ela não lhe pareça muito amigável. O importante é fazê-la ser importante e fundamental. Não existe nada de mais sagrado e mágico do que acordar todos os dias e degustar tudo o que a vida pode nos oferecer.