PENSAR É OUSADIA?

"O Que é Esclarecimento?" é obra do iluminado Kant que busca resolver as limitações que cercam posturas aprisionadas.

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! [Ousar saber] Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento (KANT, I. "Resposta à Pergunta: Que é 'Esclarecimento'", p. 100).”Editora Vozes.

Kant tinha a exata noção dos homens e mulheres enjaulados como permanentes alunos de seus preceptores. O cárcere do pensamento.

Viver sob a tutela de outras pessoas tornou-se prática, citando excertos, quase como uma segunda natureza da qual muitos temem se afastar. Sempre que uma posição lhes é cobrada, preferem se manifestar por meio de fórmulas estabelecidas e preconceitos - entenda-se, conceitos prévios para o bem ou para o mal - que os mantêm em condição inferior, como correntes que os impedem de caminhar firmemente. E se alicerçam na contrariedade ao que vigora gramatical e literalmente.

Estruturo bases de encontro autoralista no ensejo e como lazer lanço essa reflexão que nasce dos etiológicos caminhos da edição.

Desnecessário permanecer hirto e inerte nas vagas do pensamento ou mesmo exercitar a escola da “paideia grega”, ao menos basta movimentar o pensamento embrionário, próprio, sem as cadeias do copismo irrelevante.

Sei muito menos do que pretendia, mas aprendo com meu interior que me nega muitas respostas, mas as conquistadas foram por mim construídas. Nunca saberemos muita coisa, um pouco já satisfaz a ansiedade explicativa fenomenológica desse cenário torrencial diversificado em que vivemos chamado contraditórios históricos.

Quantas cerebrações ficaram na estrada da vontade, superadas pelas compreensões posteriores. O Planeta Terra e seus movimentos geraram as grandes divisões e injustificáveis perseguições. Isto só para citar um marco, são muitos superados nas humanidades científicas em geral.

Os beócios, contudo, fincam nas palafitas pobres a ausência de saber, assentados no não saber coisas comuns, e professoram sobre o que não sabem, ensinam o que nunca ouviram, falam com fundamento vazio e se arvoram em mandamentar. Nunca aprendem, estão assim condenados, e pensam pisar em arautos.

Uma revolução poderá talvez realizar a queda da submissão aos pensamentos rígidos dos que não pensam sozinhos.

“Para que o esclarecimento se desenvolvesse seria necessário principalmente a condição de plena liberdade, sendo o uso público da razão o aspecto mais brando desta liberalização.”; afirma Kant.

"O Que é Esclarecimento?". “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade........séria advertência.

De uma certa forma Kant, o gênio da “crítica construtiva”, ao seu tempo, ligou à “paideia”, escola grega que provocava o aluno para questionar padrões existentes, à reforma pessoal, no intuito de fazer surgir novas ideias e renovação, e a projetou até nossos dias.

Ousar saber, ao menos alguma coisa, pensar de forma pessoal, sem contrariar princípios pétreos, fundamentais. Por que se foge disso ou não se alcança? Há justificação.

Para Kant havia uma tutela do pensamento, permanentemente. Poucos ousavam pensar independentemente, nem por isso lutavam. Por inercia (preguiça ou medo de sanção) parecia difícil pensar de forma autônoma, ou mesmo para não enfrentar educadores. Agradavam as superficialidades, conhecidas, como hoje agradam, é flagrante.

Esse fardo persiste, pior, em todos os estamentos do progresso como unidade, sempre posto de lado. O pensamento é lento como regra e o raciocínio lógico é nenhum. Recusa-se a literalidade da leitura. Poucos conhecem o que seja evidência, certeza, hipótese, absoluto e relativo como conteúdo de saber. A Lógica como ciência é ponto de partida para tudo, norte e eixo do aprendizado geral. O romanceado ganhou pernas coxas e a imaginosa criatividade, a sombra que não seduz e sepulta o encantamento. Isto somente para ficar na preguiça que se afasta do estudo. Muitos querem escrever e recusam absorver a mera leitura singela, factual, resistindo aos seus termos.

Por vezes, fato raro, há algo de aproveitável na ideia, que podia ser rica, mas grande miséria de gramática resulta pela insuficiência de ler a gramaticalidade que não oferece asperezas.

Ingressar na maioridade do pensamento é necessário. A sombra antiga continua a pairar. Lamentável.Na facunda era da comunicação, como prova a computação, alçar voos o pensamento para subir alturas além do que ditam rédeas ortodoxas assentadas se faz necessário.

“Uma revolução poderá talvez realizar a queda do despotismo pessoal ou da opressão ávida de lucros ou de domínios, porém nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar. Apenas novos preconceitos, assim como os velhos, servirão como cintas para conduzir a grande massa destituída de pensamento”; Kant. Parecem palavra ditas para nossos dias.

Na época de Kant, estava generalizada a prática da censura à expressão individual por parte das autoridades, como hoje correm atrás e tentam fechar cada vez mais os que negam a livre expressão.

O esclarecimento que secunda a liberdade de expressão não é só a pura liberdade, mas a liberdade consciente, educada. Só o uso público da razão livre poderia realizar o esclarecimento. O uso público da razão, como ensinava Kant, entenda-se como manifestação de pessoas esclarecidas no universo de letrados.

O esclarecimento das massas foge ao controle.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/04/2017
Reeditado em 21/04/2017
Código do texto: T5977007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.