É preciso enxergar além do que se vê

Muitas vezes, somos levados a pensar que só pessoas com muito estudo são capazes de nos ensinar algo de bom.

Certo dia, porém, meu tio- que não teve oportunidade de estudar- usou uma comparação simples e, ao mesmo tempo, tão comovente para falar sobre beleza, que jamais pude esquecê-la. Ele falou que não existem pessoas feias, tudo é questão de visão, assim como uma vitrine de roupas: algumas pessoas passarão por ela e acharão aquelas roupas feias; outras já poderão achá-las belíssimas. Assim é com as roupas, assim é com as pessoas.

Sei que essa comparação pode parecer superficial, pois se refere à beleza exterior e, claro, ela não é a mais importante! Porém o que me chamou atenção nessa comparação não foi a beleza em si, mas em como ela pode ser vista. Se uma mesma coisa pode ser considerada feia ou bonita por pessoas distintas, então é porque a beleza não está nessa coisa, mas nos olhos de quem a observa. Foi isso que me fez refletir profundamente! Quer dizer que a beleza depende do nosso julgamento?! E os padrões de beleza?Se a maioria julga algo bonito, tenho que achá-lo bonito também ou, no caso de ser julgado feio, tenho que, também, achá-lo feio?

Essas foram as perguntas que inundaram minha mente e o que consegui pensar foi que posso usar minha liberdade para enxergar a beleza que nem sempre é visível aos olhos. Antes de pensar em padrões ou julgamentos, quero pensar naquilo que faz bem a mim e aos outros, pois é a partir daí que vou conseguir enxergar uma beleza para além das aparências.

Quero que meus olhos vejam a beleza de uma sorriso nos rostos de pessoas que antes choravam; quero ver a beleza de uma família que foi restaurada; de uma criança que é bem cuidada; de uma pessoa que teve sua esperança recuperada. Quero ver a beleza nos pequenos momentos de felicidade que passo com minha família e amigos. Quero ver a beleza dos dias que são diferentes por seus detalhes. Quero enxergar os corações, que guardam a verdadeira beleza da alma.

Portanto, preciso enxergar além do que vejo, preciso enxergar com o coração para ver a verdadeira beleza da vida.

Eulidiane Morais
Enviado por Eulidiane Morais em 20/04/2017
Código do texto: T5976456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.