Corrupção endêmica

Há no debate sobre a corrupção no país um viés de hipocrisia e cnismo. Sim, porque não se admite, nemse cogita, nem se aventa, nem se questiona algo que é óbvio e ululante: não só os políticossão corruptos, mas sim, toda a sociedade, salvo as exceções de praxe que só confirmam a regra geral: a nossa sociedade é absolutamente corrupta. A corrupção nãoé um fato novo no Brasil. Ela é endêmica, um virus incontrolável, um câncro maligno, talvez, oque ainda é pior, seja até um destino.

Não há por que ficarmos perplexos. A corrupção faz parte do nosso cotidiano, é algo cultural.Vejam bem, quantos indignados com a corrupção política não buscam uma forma de fraudar o imposto de renda, com um recebi gracioso, alguma mutretinha, gastos que nção teve? uantos não furam a fila? Quantos não tentam derrubar o próximo? Quantos não tentam ganhar ma graninha extra e ilícita? Quantos... Honestidade no Brasil, sejamos sinceros, é fruta braba. A corrupção neste nosso patropi, repito, é endêmica, mais:é cultura.

Essa onda contra a corrupção foi apenas um modismo porque noíntimo a maoria dos manifestantes desejava mesmo era participar do butim que combatiam. Prova? Basta uma: quando pipocou a corrupção em todos os patidos, sobretudo nos golpistas aí penduraram as panelas, enrolarm as bandeiras, desapareceram das ruas. Como não era somentecontra o PT nãovinha ao caso. Agora é hora de tirar vantagem, não sei como, mas éo que a maioria está pensando. Querem mesmo é consumir. Vão inventar um boneco qualquer e fazê-lo salvador da pátria, contandto que o boneco hes permita rolar e administrar o consumo.

A corrupção no Brasil começou no diaque obranco botou os pés no país. A corrpção foi avançando e hoje engloba os quatro cantos do país, do Oiapoque ao Arroio Chuí. A exceção são os dinosssauros, os loucos e os manes.

Dói, constrange, entristece e revolta, mas o Brasil é um país corrupto. É tão corrupto que vai liberar os corruptores. Só há duas maneiras de acabar a corrupção no Brasil: uma revolução de verdade ouum milagre. Não ha outra maneira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/04/2017
Código do texto: T5974302
Classificação de conteúdo: seguro