O ABSURDO DO MAU USO DO CELULAR JÁ PASSOU DOS LIMITES

O ABSURDO DO MAU USO DO CELULAR TOMOU CONTA DO PAÍS

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

É comum agora vermos pessoas aqui em Salvador - Bahia e acredito no resto do Brasil usando o celular em qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer volume. O absurdo chega do "bicho" tocar até na hora da em que a palavra está sendo pregada assim, por exemplo, na nossa Igreja Assembléia de Deus situada na Estrada da Rainha.

Adolescentes sem controle e sem educação como se não bastasse o uso do celular, ainda ficam jogando ou mandando mensagens um para o outro dentro da própria Igreja. Um absurdo.

Muitos deles ainda colocam o fone de ouvido e saem pelas ruas movimentadas para aumentar ainda mais o risco de um acidente ou de estar ocorrendo algum tiroteio. Como ele irá ouvir os estampidos para correr e se salvar das balas perdidas?

Outros em plena reunião importante deixam o celular tocando e quem está palestrando não consegue falar. Isso é falta de educação!

Existem regras claras que devem ser respeitadas porque o seu direito termina onde o do outro começa, e isso é uma regra básica em qualquer civilização. Realmente pra mim não interessa quem chifrou quem, ou se sua irmã, "aquela jumenta" como você mesmo diz, deixou seu arroz queimar.

Se toquem, deixem esses celulares para vibrar pelo menos em horas mais sérias.

Conheço uma senhora que sempre em consultas médicas entra com o celular ligado com a campainha no máximo.

Sabemos que o celular está totalmente integrado ao nosso dia-a-dia. Todo mundo tem, todo mundo usa. Mas assim como facilita nossas vidas, ele pode se tornar inconveniente quando mal utilizado. Confira algumas dicas de etiqueta ao telefone celular.

Mas, quando desligar o celular?

Os celulares devem ser desligados em vários momentos: em reuniões de trabalho e em cinemas, teatros e locais impróprios (como festas, recepções ou reuniões íntimas). Se estiver esperando uma ligação muito importante deixe no vibracall e afaste-se para atender. Celulares em hospitais, só para os profissionais a trabalho e, ainda assim, apenas nas áreas permitidas.

E em quais locais pode-se utilizar?

Pode usar sem medo em cafés, no carro com viva voz (de preferência sozinho), em salas de espera, e em uma ilha deserta. Pode-se usar celular na cintura? É um modo não muito elegante. Mas, a trabalho, durante o dia não há muitas alternativas - pelo menos para os homens. O melhor é não usá-lo pendurados em bolsas, nos cintos e muito menos em pochetes. E, na hora de correr, do Cooper, deixe-o em casa.

Onde você está?

Esqueça esta pergunta. Ao ligar para um celular nunca pergunte “onde você está?”. A pergunta correta, assim que a outra pessoa atender, é se é possível falar naquele momento ou "podes falar agora"?

Na espera?

Quando atender o seu celular e estiver com outras pessoas seja rápido. Nada mais impróprio do que atrapalhar a conversa do grupo com um papo paralelo. Pior que isso, só quando um casal está em um restaurante ou bar e um dos dois atende o celular e engata uma conversa infindável.

Deve-se retornar?

Nunca deixe de retornar uma ligação de sua caixa postal. No mundo moderno dos negócios e relações empresariais todo ato está sendo avaliado como postura profissional.

Ligado ou desligado?

Se não quiser ser encontrado é melhor deixar o telefone desligado ou no vibracall. Você esqueceu? Não finja que não é o seu que está tocando. Peça licença e seja rápido. E cuidado com os toques “alegrinhos”. Já pensou se tocar no momento da assinatura do seu contrato do ano?

Posso ligar de madrugada?

Não. Qualquer que seja o meio de comunicação é bom lembrar uma antiga regra de etiqueta: nunca “incomode” ninguém antes das 9 horas e depois das 22 horas, a menos que já tenha combinado anteriormente. Com relação ao celular essa regra deve ser seriamente respeitada.

É preciso ser discreto em restaurantes?

Sim. Sozinho em restaurantes abaixe o volume para que não seja ouvido na cozinha e atenda em voz baixa. Mas muito baixo mesmo, pois a mesa ao lado não precisa - e nem deseja - ouvir a sua conversa.

Empresta-me o celular?

Não. Evite pedir emprestado o celular dos outros, só o faça em casos extremos. E nem pense em fazer ligações DDI...

E curtindo som dentro do ônibus?

Pode sim.... Mas desde que você use o seu headphone ou simplesmente fone de ouvido porque ninguém está a fim de ouvir o seu funk, pagodão, ou os chatos cantores de arrocha desafinados Pablo e Silvano Sales. Ninguém merece não é?

Mas meus amigos, outros dados alarmantes revelam também que o uso excessivo de celulares para acesso às redes sociais está prejudicando a produtividade no trabalho.

O número de pessoas com acesso aos smartphones dentro das redes sociais cresce a cada dia. Em qualquer lugar e a qualquer hora, eles estão presentes como ferramentas para envio de e-mail, leitura de notícias ou conversas em redes sociais, como Facebook, e o aplicativo de mensagens whatsApp. Porém, o uso constante do aparelho pode afetar a produtividade do empregado no local de trabalho e custar demissão por justa causa.

Para tentar amenizar o mau uso do celular no ambiente de trabalho, muitas empresas têm editado portaria interna sobre o uso do aparelho, ainda assim, a medida não surte efeito, em alguns casos. O comerciante José de Jesus, da News Brindes, já dispensou três funcionários em razão do uso excessivo do celular, dois deles ainda estavam em fase de experiência.

Ele conta que nunca proibiu um funcionário de atender o celular, no entanto, o maior problema é quando o empregado navega na internet e passa a trocar mensagens o dia todo. “O que mais me chamou a atenção é que tinha um funcionário que por diversas vezes ao dia corria para o banheiro. Depois de um tempo fui descobrir que essas idas eram para trocar mensagens no celular”, relata o comerciante, que primeiramente advertiu o funcionário, ainda assim ele insistia em usar o aparelho diversas vezes ao dia.

Então amigos, como a minha avó já dizia: Tudo demais é sobra e o bom senso manda se usar o celular com moderação e sem abusar.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

Comente este texto

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 18/04/2017
Código do texto: T5974199
Classificação de conteúdo: seguro