L e i t u r a

Entendo perfeitamente os motivos dos jovens serem avessos à leitura de livros. A culpa não é deles, mas da própria época. Não adianta desenvolver teses, pesquisas, qualquer tipo de masturbação sociológica: o jovem não lê porque é levado a acreditarque a leitura (de livros) é pura perda de tempo. Ora, ele raciocina que temtudo na internet, então para que se debruçar sobre os livros? Não é a sua praia, não acha necessário,não é também a sua linguagem. É algo completamenteestranho à sua época, seuestilo de vida, seu hoje.

Tudo bem, isso é uma calamidade, Lobato já dizia que um pais se faz com homens e livros (não conhecia a internet) e o pade Vieiraresmiu a importância do livro: "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, umcego que guia, um morto que vive". Acho que nada substitui a leitura. Mas o problema da aversão dos jovens aos livros é real. Quando alguns deles, as raras exceções, se intressa pela leitura é ogo gozado, apelidado de otário, tabacudo e mané,

Dizem que noutros países se vê jovens lendo, até em metrôs, ônibus,trens, cafés... Não posso atestar porque nunca fui ao estrangeiro. Mas aqui jovem lendo é fruta braba. E ão apenas jovens mas adultos também. às vezes quando me contam que no exterior é comum ver pessoas lendo em qualquer local eu acho que anão são jovens, mas adultos, coroas, pessoas que conrairam esse hábito no passado.

Sou pessimista, acho que essa aversão da moçada pelos livros é irreversívl, mas, or outro lado, também sou um homem de fé, cultivo a esperança - o sonho do homemacordado -e, qem sabe, se o jovem não vai um dia se ligar nos livros? Oremos a Deus ara que isso aconteça porque cultura de verdade só existecm a leitura de livros.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/04/2017
Código do texto: T5972090
Classificação de conteúdo: seguro