Ataque de Saudosismo

Não colocar outra maltraçada hoje, mas, de repente, não msis que de repente, me deu um ataque de saudosimo. É que tocou no rádio a música "Hoje", de Taiguara e começou o cascatear de lembranças.

Concordo, como dizia o saudoso profeta Cazuza, que o tempo não pára, ele fluo incessantemente. É o relógio da nossa história. Um relógio que come muita farinha e por isso anda sempre adiantado. Nknguem clnsegue pará-lo. O interessante é que na infância e adolescencia achávamos que ele demorava muito a passar, mas hoje achamos, os coroas, que ele voa mais rápido que foguete da Nasa.

Como todo coroa enfadado, costumo confundir o tempo passado com o presente. Assim e que costumo me referir a acontecimentos passados há 20, 30 e até, creiam, 40 anos, aduzindo o seguinte comentário: - parece que foi ontem! Deve ser um dintoma de caduquice.

Há no nosso time dos coroas, evidentemente não me refiro às vovós, mas, sim, aos vovôs, quem faça de tudo, alguns sãl capazes sté de dar um quarto ao diabo, para parecer mais novos: pintam os cabelos, chegam a fazer plásticas, imitam o vocabulário da juventude e, o mais ridículo, se fantasiam de garotões, inclusive usando toda do sorte de badulaques. Não é meu caso, graças a Deus. Sou mesmo um coroa assumido e priu. E para completar sinda sofro de todos os achaques dos véios, agravados pela asma e pelo saudosismo inveterado.

Sei que alguns podem não acreditar mas não sinto nenhuma revolta por ser velho. Talvez porque tenha envelhecido sem envilecer. É claro que sinto uma saudade danada do passado. Saudade e banzo (me considero um nego fo beição, um caboclo, com sangue negro e índio). Vivo diuturnamente com saudade. Vou dizer algo inscreditável para alguns e que faz vários amigos bolarem de rir: tenho saudade até da ditadura. Sabem por quê? Porque foi o período em que se ptoduziu mais arte no país, a reptessão e a censura instigaram quem fazia cultura. Da contestação ao arbítrio nasceu jma bela e importante obra cultural. O outro motivo é que havia união em torno de um objetivo comum: a derrubada da ditadura, não havia essa arenga e vaidade, além de ambições desmedidas entre as esquerdas. A dsquerda de hoje se aburguesou e ficou viciada rm mordomias.

Mas vou parar por aqui, já estou sentindo ima coceirinha na garganta, é sinal que comadre asma vai pintar no pedaço, mas antes dela chegar vou tomar um chá de morango e ouvir novamente a música "hoje", na voz do saudoso Taiguara. Inte.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/03/2017
Código do texto: T5952842
Classificação de conteúdo: seguro