Senador Aécio Neves da Cunha.

Senador Aécio Neves da Cunha.

O Sobrenome do Senador é Aécio Neves Cunha. O pai do Aécio era um homem sério, trabalhador, simples. Eu o conheci,. Aécio Cunha era formado em Ciências Jurídicas e Sociais. “Foi deputado estadual entre 1955 e 1963 e deputado federal entre 1963 e 1987”. Seu avô, Tristão da Cunha, assumiria a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho no governo de Juscelino Kubitschek. Tornou-se, em 1952, chefe de gabinete do novo secretário da pasta, deputado federal Juarez de Souza Carmo. Em 1943, Tristão da Cunha foi um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, documento que circulou como carta aberta à população brasileira, pedindo a restauração da democracia e o fim do Estado Novo. Assinado por 92 personalidades liberais de Minas Gerais, o Manifesto dos Mineiros foi publicado em 24 de outubro de 1943, data do aniversário da vitória da Revolução de 30. Em 1943, Tristão da Cunha foi um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, documento que circulou como carta aberta à população brasileira, pedindo a restauração da democracia e o fim do Estado Novo. Assinado por 92 personalidades liberais de Minas Gerais, o Manifesto dos Mineiros foi publicado em 24 de outubro de 1943, data do aniversário da vitória.

da Revolução de 30. O documento provocou forte reação de Getúlio Vargas, que determinou toda sorte de retaliações contra seus signatários. Tristão da Cunha, à época, foi exonerado de sua cátedra de alemão do Colégio Pedro II, na qual ingressara por concurso público. Esteve detido em prisão domiciliar.

Sobre esta fase, Tancredo Neves declarou:

“ Ele fez oposição num dos períodos de maior opressão da nossa história, o que antecedeu a implantação do Estado Novo, e durante sua vigência. Revelou, nesta fase heróica de sua vida, sua coragem pessoal, feita de serena altivez, sem bravatas e sem demagogia, não fugia dos riscos nem temia os poderosos. Conheceu, pelo desassombro de suas atitudes, as hostilidades do arbítrio e as perseguições odientas da prepotência. Mas a tudo resistiu". Pesquisa.

Avô paterno, avô materno qual dos dois teve maio desempenho em batalhar pelo Brasil nossa amada PÁTRIA?

O neto Aécio Neves Cunha ousou desonrar as duas famílias mineiras, como também que o apoiamos.

Marília
Enviado por Marília em 24/03/2017
Código do texto: T5951038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.