O réu

Ele já está sendo considerado santo, um grande líder, um dirigente de primeira, relacionado a tudo sobre religiões.

--- O quê! Você falou é um líder religioso?

--- Certo, passou perto, está esquentando!...

Só que na minha opinião ele poderá ser um réu. Sim, pois já foi eleito de uma forma inusitada, o seu antecessor lhe passou um importante cargo, estava vendo que a coisa ficaria feia, dos outros antecessores um teve morte prematura talvez por uma intensa depressão, outro não dirigiu até o fim do mandato passou o cargo para o...

Ah! É isso mesmo, para o nosso conhecido hoje o Papa Francisco.

O mundo inteiro está à espera das decisões do Papa Francisco sobre os assuntos debatidos no Sínodo, entre os mais acirrados deverá ser a questão da homossexualidade, divórcio e família em geral. O direito dos divorciados em comungar é a questão que Francisco considera assunto primordial que a igreja tem de aceitar. Sobre os homossexuais a igreja também não deveria fechar suas portas, teria de ser a função de ponte, não que agindo assim iria facilitar a união de casais do mesmo sexo.

Debate acirrado no Sínodo, pois de um lado os conservadores: Bispos e Cardeais, do outro os progressistas. Entre essas incontestáveis inteligências tanto de um lado como de outro está o Papa Francisco com suas ideias de reforma, aceitada de bom grado pelos progressistas que tem as visões da necessidade por causa do mundo atual. Mas, os tradicionalistas certas ideias jamais devem ser mudadas, parecendo atraentes ou não, de repente entre alguns deles mais radicais até a missa em Latim deveria se mantida.

Aí já viu né? O Papa Francisco poderá ficar na condição de réu!

Mas a questão é:

--- o que ele fará

--- o que ele concordará

--- as condições dos conservadores prevalecerão?

--- os progressistas conseguirão mudanças fundamentais?

--- o Papa Francisco com sua comprovada diplomacia, conseguirá mudar ideias radicais?

Vamos ver depois do Sínodo!...

Mas contrariando a nossa rivalidade com os argentinos, esse Papa vai ficar na história, isso vai, (opinião do autor) ele é inteligente, líder nato, personalidade forte, carismático e incrível, deu provas de uma humildade impressionante...

Outubro de 2015

Exagerei? Talvez no meu primeiro artigo colocar o Papa Francisco na condição de réu. É que de um lado os conservadores, do outro os progressistas no Sínodo no Vaticano, estudando as diretrizes na igreja católica. Ah! Ainda o povo para apoiar, condenar todos os assuntos debatidos ali.

O renovador Papa Francisco está bem no meio. Há aqueles declarando que ele nas suas decisões erra muito, e os eruditos assessores vivem corrigindo seus erros. Eu muitos também que somos seus admiradores de carteirinha, achamos que não. Papa Francisco possui uma coerência excepcional. Ele abomina esta coisa de condenação, não é que tenha de ter uma liberação geral... o debate referente aos fiéis católicos divorciados que podem ou não comungar, receber certos sacramentos. O nosso Papa vê com olhos de compreensão neste assunto. Como condenar as pessoas que simplesmente não deu certo na primeira união ou até outras pessoas que tiveram procedimentos não devidos, apontar o dedo para elas e dizer:

--- Epa! Você não é digno de participar aqui!!!

Entre os tradicionalistas declararam: --- as nossas decisões são baseadas nos versículos tais, nos evangelhos tais...

Mas e Jesus? Ele foi um autêntico reformador, todos os seus apóstolos ele os escolheu porque já eram santos? É claro que não. Quem agradou mais ao Senhor, aquelas pessoas naquele templo que oravam sem parar ou aquele homem quase mendigo que chegou na porta do templo e arrependido dizia:

-- Senhor, eu não sou digno de entrar em vossa casa!

E em se tratando de brasileiro e argentino, vamos usar a linguagem do futebol: -- vamos torcer para que o carismático e corajoso Papa Francisco permaneça dirigindo uma parte dos cristãos, sim, porque os cristãos embora separados não tem obrigação de obedecê-lo. Mas esta parte dos cristãos que ele lidera tem que fazer a diferença, praticar aquela citação:

--- Ainda que tiveres o dom das profecias, participar em tudo na tua igreja, se não tiveres o verdadeiro amor, nada valerá... (pode ter algumas palavras trocadas, mas o foco do amor tenho certeza que é verdadeiro) e assim espero que o debate chegou em algum consenso bom e dignamente cristão.

E hoje, 22/03/2017, não sei como vão as coisas por lá, onde? Lá no Vaticano. Parece (tudo tem que ser parece) sim, o Papa Francisco tem de ter muito jogo de cintura porque os tradicionalistas são duros de roer. Me refiro até mesmos os tradicionalistas leigos, chega a ser radical por dizerem não às mudanças.

Mas por favor, Papa Francisco não abandone o barco não...