Aprendendo Russo

Estou aprendendo russo! Ontem mesmo prestei prova de nivelamento para o curso de Extensão em Língua Russa na UFRGS. Obtive um “otchen raraxó” (muito bem!) da avaliadora, a desde-sempre-fabulosa professora Tanira Castro. Fiquei tão nervosa às vésperas desse teste, que nem sabia o que dizer quando vi a avaliadora.

Achei que não estava adequadamente preparada, pois esse idioma é rico e cheio de detalhes. Estudei com o meu amorzão o nível “Iniciante” (primeiro semestre) há uns cinco anos. Mais recentemente, cursamos juntos um intensivão do "Básico 1" (segundo semestre) em outra escola, “ABC Idiomas”. Estava ansiosa por saber se iríamos conseguir retornar ao curso da UFRGS, pois de outra vez que tentamos prosseguir, não houve quórum para abrir uma turma para o terceiro semestre.

Avalio que, aprendendo russo, achei que a pronúncia é mais fácil do que a do inglês, por exemplo, pq os sons são bem próximos dos nossos. Não tem muito enrolar-a-língua. Mas os russos têm sutilezas fonéticas em letras como “chá” e “chiá”, e um tal de “miarqui-snack”, que provoca uma suavização de fonemas de um jeito que nós não temos.

De fato, aprender o encrencado alfabeto cirílico foi difícil mesmo! Mas depois piorou. :-) hehehe O idioma tem os seis casos (nominativo, acusativo, dativo, genitivo, prepositivo, instrumental) com suas declinações de substantivos, adjetivos e pronomes, tem os três gêneros, tem os três tempos verbais, com duas conjugações, tem terminações diferentes para as seis pessoas, tem malditos verbos diferentes (não só desinências diferentes no mesmo verbo) para "tempo" perfeito e imperfeito, tem a formação dos plurais com mais exceções do que regras… E estamos recém no segundo semestre!

Na prova, consegui fazer uma saudação inicial “dôbri viétcher” (boa tarde). Depois do susto de me ver na presença da professora Tanira Castro, consegui dizer “ótchen priátna” (muito prazer). Ela perguntou meu nome (“Kak tibiá zavut?”) e consegui responder “Miniá zavut Aline Vieira Malanovicz”. Depois disso, consegui apenas deduzir algumas expressões em meio às questões que a avaliadora me propôs. Soube dizer que a origem do meu nome é “polski”, e não russo, e ela disse (eu acho) que russo e polonês são parecidos.

Outras perguntas sobre onde estudei russo, e eu disse um semestre no Nele com o professor Emanuel (que é filho da professora) (“adín semestre v nele, c pripadavátiel Emanuel”) e o segundo semestre no ABC Idiomas, com um professor ucraniano (“ftaroie semestre v ABC Idiomas, c pripadavátiel ukraínets”). Sobre o livro utilizado nos cursos (“kniga”), usamos o “Fale Russo” (desenvolvido pela própria professora Tanira) e no outro curso, uma apostila. Aproveitei para dizer que o “Fale Russo” é melhor que a apostila, pois tem “urók adin, urók dva, urók tri”, e a apostila era bagunçada (acho que disse isso em português hehehe).

Acredito que ela perguntou se eu já estive na Rússia, eu disse que sim (“da!”), e quando (“Kogdá?”) em julho (“iúlh”), e quais cidades eu conheci (“Maskvá, Sankt Piêterburg y Iekaterimburg”). Peguei um pouco de confiança e disse que Moscou é bonita e grande, com sua Praça Vermelha e São Basílio (“Maskvá krassívaia y bálchaia, Krásnaia Plôchad, San Vasíli...”), disse que São Petersburgo é muito bonita, com seu museu Hermitage e as pontes e canais (“Sankt Piêterburg ótchen krassívaia, Musiêi Hermitaj, môsti i kanálii…”, e Ekaterimburgo é bonita e pequena e é na Sibéria (“Iekatierinburg krassívaia i málinkaia, i v sibírski”).

A cada pergunta que eu ouvia, tentava repetir os sons (sim, em voz alta, bem louca) para tentar identificar as palavras. Algumas (poucas) vezes, ela auxiliou, repetindo a frase mais devagar e separando as palavras. A cada resposta que eu tentava construir, quando cometia erros, ela repetia minha resposta, corrigindo, e eu aproveitava para então dizer novamente a expressão de maneira correta.

Acredito que foi uma experiência e tanto! Alguns amigos acham “que deve ser super difícil falar russo” e me dão “parabéns pela determinação”. Eu acho bonito, rico, um pouco desafiante de fato, mas principalmente muito interessante e divertido! =)