Rodilha e Humildade

Ninguém deve tentar dar um passo maior que suas pernas permitem. Se teimar pode levar um baita tombo. Por outro lado, ninguém deve se levar muito a sério tirando onda de bambambã ou querendo ser palmatória do mundo. Nem muito menos ousar bancar ser salvador da pátria. Quem age assim, de duas uma: ou é um o idiota com um parafuso frouxo na caixola ou é um santinho do pau ôco.

Lembro muito de minha avó materna, quando ela via alguém se metendo a "cavalo do cão" (era como de referia a quem se metia a dar um passo maior fo que permitem suas pernas), ela advertia: - Só de pegar na rodilha quem pode com o pote. É uma verdade abissal.

É melhor entender que todos somos apenas um pequenino grão de areia na imensidão do areal do mundo. Ser humilde não é só uma virtude, mas um dever, e mais que dever é uma precauçãl para que o pretensioso não tome o caminho da perdição.

Não que o homem não acalente sonhos. Pelo contrário, é positivo e saudável sonhar. O que é negativo é delirar e se querer ser o que não é e nunca será. A obsessão por ser o maioral e dono do mundo bota algumas pessoas a perder. Podem até pirar.

Portanto só se deve pegar a rodilha e botar na cabeça quem pode com o pote. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/03/2017
Código do texto: T5948673
Classificação de conteúdo: seguro