“ORDEM E PROGRESSO”: o rico mais rico, o pobre mais pobre

inanceira e economicamente, os brasileiros são aglomerados em classes que ironicamente vão das maiores – mais pobres - para as menores, chegando a completar todo o alfabeto da Língua Portuguesa. O povo brasileiro, tal qual a organização sólida a que são rigorosamente submetidos, assemelha-se às Pirâmides Egípcia. Lá, elas reinam absolutas, foram construídas para resistir ao tempo e à ação do homem. As bases dessas pirâmides são mais maiores exatamente para darem sustentação às partes superiores, os topos. Por aqui, nossa pirâmide humana não difere em nada. De forma bem construída, maldosamente consolidada e imperceptivelmente alimentada, nós continuamos, desde a época de Cabral, a alimentar os PARASITAS que residem nas camadas superiores, no topo. A pirâmide formada por aqui parece ser mais forte que as egípcias.

O sistema político que se estabeleceu aqui no Brasil não permite que uma pessoa migre de uma classe D para C por exemplo. A máxima por aqui é “Ordem e Progresso”. Para o país se desenvolver, a pirâmide não pode ser alterada, salve algumas exceções, colocadas no cenário nacional para ludibriar o povão e dá aquela sensação às massas de que o país é democrático. Como podem ser alteradas as camadas sociais se quem detêm o poder, a caneta, a câmera e os microfones são justamente os integrantes da calasse A, do topo da pirâmide? É óbvio, todas as energias voltadas para manter a ordem, o distanciamento entre as classes e serem, claro, apoiados e sustentados pela massa ignorante que dá sustentação à pirâmide. É inadmissível permitirmos que deputados e senadores legislem em causa própria. Enquanto isso acontecer, a pirâmide será mantida, alimentada e a casta que comanda este país engordará as contas nos paraísos fiscais.

Só uma arma poderosa como a educação poderia dá fim a esse sistema político corrupto, sacana e indecente que tanto explora e prejudica os verdadeiros homens e mulheres brasileiros. Em 1971, morria Darcy Ribeiro e com ele um projeto educacional capaz de desfazer a pirâmide que foi montada outrora que vigora ainda em pleno Século XXI. Para Ribeiro, a educação integral formava o indivíduo para além do conhecimento técnico, envolvendo também uma formação humana, voltada para a cultura e as artes. Hoje, o que vemos são projetos voltados para as classes menos favorecidas - o povão – que enfatizam apenas a formação técnica para o trabalho. O Ensino Médio Técnico, o qual o jovem escolhe uma área onde deseja atuar futuramente, é um exemplo claro de que a educação oferecida para o povão não visa a formação acadêmica, mas apenas o preparo para o trabalho inferior. Com um sistema de educação pública falido, com escolas públicas deterioradas, totalmente fora do contexto tecnológico que vivemos e professores mal pagos, nossos jovens alunos não terão condições intelectuais de mudar o rumo desse país.

São mais de 40 milhões de alunos estão jogados nas salas de aulas da rede pública, sem merenda, na maioria das vezes, sem professores, aulas vagas com frequencia, greves intermináveis, salas superlotadas, ausência de bibliotecas, vandalismo, violência, só para mencionar alguns dos inúmeros problemas que afetam a educação pública desse país. Por outro lado, menos de 10 milhões de alunos estão na rede privada de ensino. Com salários absurdamente altos, salas de aula climatizadas, seguranças no pátio e todo o aparato tecnológico disponível para o aprendizado, os alunos estão sendo preparados para seguirem uma carreira acadêmica. Geralmente esses alunos vão trilhar os caminhos da medicina, do direito e das engenharias.

Para a base da pirâmide, uma educação qualquer, aprender a ler e a escrever o suficiente para entender os manuais. Uma educação técnica resolve o problema, afinal, alguém tem que manter as oficinas e fábricas funcionando. Para os poucos que compõem o topo da pirâmide, uma educação de excelência nas escolas particulares mais caras do país, com uma educação completa, voltada para a cultura, a criticidade e a reflexividade e, claro, a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior na rede Federal. Assim é o nosso Brasil, a pirâmide mais fortalecida, os súditos cada vez mais súditos e os poucos soberanos cada vez mais soberanos. “Ordem e Progresso”. Darcy Ribeiro, saudade de te.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 21/03/2017
Código do texto: T5947869
Classificação de conteúdo: seguro