Palavra Solta - poder e podridão

Palavra Solta - poder e podridão

*Rangel Alves da Costa

Todo poder é podre. O termo podre vem de poder, e poder vem de podridão. Assim, a putrefação do poder vem do poder que apodrece. Do pomposo nome poder, o que lhe resta além da aparência é de enojar qualquer um. Basta retirar o estame da aparência e nada mais se encontra do que a carniça, o verme, o enojado. E desde as partes mais visíveis às invisíveis, desde o que emerge ao que se mantém escondido. Quer dizer, a podridão está desde o centro do poder às suas subalternas entranhas, mas sem diferenciar sua asquerosidade. Logicamente que o povo se ilude com a aparência e até preserva e conserva o poder. É também o povo que escolhe a melhor aparência para entronizar como poder que lhe rege. Contudo, o poder não passa de um falso ídolo, de charlatão que vive de aparência. A percepção desse fato se torna incontestável quando suas entranhas são expostas e começam a surgir os maus cheiros da corrupção, a fetidez das espertezas, a asquerosidade das ilicitudes, a putrefação em nomes do mais alto ou mais baixo escalão. Tudo podre, tudo imprestável. Tudo carcomido de vermes, tudo imprestável. Contudo, ainda assim é o poder assim que alimenta a nação. Por isso que a nação tornou-se incuravelmente doentia, maculada de vez pela podridão do poder.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com