SEMENTE CENTENÁRIA 15ª PARTE

DEBAIXO DO JATOBÁ

Certo dia um pequeno diálogo, entre o inspetor da escola e eu, me marcou profundamente.
Era inicio de dezembro de mais um ano letivo que chegava ao fim, vinha eu, da escola, encontrei com o Getúlio Fidelis debaixo do jatobá, ele conduzindo pela mão, Juscelino, seu filho caçula. Muito simpático ele me abordou com um desafio dizendo:
-- Olha menino, semana que vem, tem teste na escola, e se você, não me contar o numero exato de cabelos brancos, que eu tenho na cabeça, vou de dar bomba ouviu! - No que eu respondi:
_ Ah é muito fácil, o senhor me passe o total de todos eu conto os pretos e num minutinho respondo. Com seu sorriso largo e elegante ele retrucou:
- É nisso que dá desafiar essa raça de Guilhermino-, muito bem menino, parabéns!
Poucos dias após, aos 13 de dezembro daquele mesmo ano de 1953, dia de Santa Luzia, uma manhã chuvosa. Após despertar, ainda deitado em seu leito, ele faleceu subitamente enquanto acariciava seu filho caçula. Por uma ironia do destino o primeiro a prestar assistência a sua família foi seu grande adversário político, Guilo do Guilhermino, que passava a frente de sua casa, no exato momento que ocorreu seu falecimento.
Na tarde do mesmo dia, no momento de seu sepultamento vendo as gotículas de cristais da chuva fina que caia compartilhando com a brancura de seus cabelos, eu não tive como não recordar sua fala tão agradável há poucos dias atrás.
Independente de seus atos indigestos praticados na política. Foi sem duvidas uma grande perda para a comunidade, aos 40 anos de idade apenas, partiu subitamente um líder, elegante, simpático, dinâmico e atuante.

 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 20/03/2017
Código do texto: T5946522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.