Formiga sabe a roça que rói

Hoje estive remexendo nos guardados e li muita coisa relacionada com o golpe de 64. E cheguei a uma conclusão: o clima político de hoje parece muito com o de ontem. Há os mesmos fanfarrões e fascistas, além dos bundões da esquerda.

Mas o que me impressionou mais nessa leitura dis velhos papéis foi a figura de Brizola. Como ele faz falta.

Vamos a um caso daquela época. Certa feita David Nasser atacou violentamente Brizola na revista "O Cruzeiro", insinuou até calúnias. Brizola nessa época era deputado federal (o mais votado do Brasil) pelo então Estado da Guanabara. Por coincidencia, dias depois da publicação do artigo, Brizola estava no aeroporto quando viu David Nasser. Botou a valise no chão e dirigiu-se para o jornalista dizendo: - Prepara-te para apanhar! E deu um soco na cara de Nasser que não esboçou nenhuma reação, mesmo estando na companhia de dois delegados temidos que er chamados "homens de ouro".

Na verdade, como diz o ditado, formiga sabe a roça que rói. Outro fanfarrão e assacador de inverdades contra a honra dos adversários era Lacerda, na época governador da Guanabara, ele massacrava todos os adversários, mas não nominava Brizola, talvez pensando no que sucedeu a Nasser. Logo depois de consolidado o golpe Lacerda fez um pronunciamento esculhambando os vencidos, disse:

"Escorraçado, amordaçado e acovardado deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular, o senhor João Belchior Marques Goulart, infame líder comuno-carreirista-negocista-sindicalista. Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou. Temos o direito de dizer tudo isso do senhor João Goulart. Mesmo poque não pode haver generosidade nem contemplação com canalhas. E Jango, Jurema, Assis Brasil, Arraes, Dagoberto, Darci Ribeiro, Valdir Pires e toda a quadrilha que assaltou o poder não passam de canalhas. E além de canalhas cínicos, e além de cínicos, pusilânimes. E além de pusilânimes, desonestos...".

Não citou o nome de Brizola. Respeitou, sabia qud haveria troco.

Depois, pasmem, Lacerda foi pedir penico a Jango para format a Frente Ampla contra o golpe. Terminou levando um chute na bunda da ditadura e foi cassado.

Que falta faz Brizola. Em rscala menor o único político que os fascistas e provocadores de hoje tespeitam é Ciro Gomes. É respeitado, não leva dessforo para casa e nem tem medo de cara feia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/03/2017
Código do texto: T5946198
Classificação de conteúdo: seguro