A LEI E A SALSICHA

“Os cidadãos não dormiriam tranquilos se soubessem como são feitas as leis e as salsichas”. Quem disse isso foi OTTO VON BISMARCK há mais de um século. No Brasil, com a OPERAÇÃO CARNE FRACA (que deveria chamar-se CARNE PODRE), deflagrada esta semana, cumpre-se por completo esse aforismo do chanceler de ferro prussiano.

Que boa parte das leis brasileiras é feita em benefício dos próprios políticos ou em troca das mais diversas vantagens, não é nenhuma novidade. Qualquer criança sabe disso. O que eu não sabia é que a podridão já tinha contaminado tanto a “saúde” pública. Claro: pílulas de farinha, coliformes fecais, insetos e excesso de agrotóxicos nos alimentos aparecem com certa frequência no noticiário. Você ouve, faz cara de nojo e promete não consumir aquele produto.

Mas agora o mau cheiro tomou conta do curral todo. Empesteou o balcão dos açougues e as prateleiras dos supermercados. Como saber qual produto de origem animal não tem salmonela, ácido ascórbico e papelão, mesmo tendo passado pelo “controle” sanitário? E você vai dar esse produto para os seus filhos, vai colocá-lo na merenda escolar.

Conclusão: se já havia algo de podre no reino da política, há também algo de muito podre no reino da saúde pública. “Quousque tandem abutere, Catilina patientia nostra?” Pode ser mais um item na pauta das manifestações populares. Por que não?

Para finalizar: OTTO VON BISMARCK nasceu num 1º de abril (1815), dia da mentira, e é autor da pérola acima transcrita, uma verdade que já transpôs dois séculos e se alojou no sistema político brasileiro como a mão e a luva.

Pereirinha
Enviado por Pereirinha em 18/03/2017
Código do texto: T5944714
Classificação de conteúdo: seguro