NUNCA DEIXE DE CAMINHAR

NUNCA DEIXE DE CAMINHAR

Parece uma frase de efeito, um guia de auto ajuda, mas a frase que representa o título deste texto vai muito além disso. Fazendo um paralelo com a famosa frase do Português Fernando Pessoa: “navegar é preciso, viver não é preciso”, entendemos o quão é fundamental os indivíduos se aventurarem nos trilhos da vida, como bem fizeram os portugueses. É, de fato, premissa do ser humano, buscar o novo, conhecer o desconhecido, caminhar por vias antes desconhecidas, sejam exteriormente ou mesmo interiormente. A vida é mesmo um eterno caminhar.

Mais do que nunca, diante das circunstâncias que nos são apresentadas, precisamos mesmo continuar a caminhada ou seres deixados para trás. O avanço avassalador das tecnologias no obriga a uma constante atualização, independente do cargo que exerçamos ou do lugar onde residimos. Ou calçamos nosso tênis e partimos mesmo tropeçando nas pedras citadas por Drummond e se ferindo nos espinhos ou ficamos parados, vendo a vida passar. Eu prefiro a primeira opção, é mais poética, imprevista e recheada de incertezas, mas é uma caminhada.

Em tempos de desemprego, altos índices de violência, corrupção explícita e ignorância a flor da pele, a única estratégia para continuar vivendo é justamente o caminhar. Todos esses males, além de tantos outros que não há necessidade de mencionar aqui, devem ser transformados em energia para alimentar o nosso caminhar. Em uma sociedade capitalista, hipócrita, machista e individualista como a nossa, caminhar é preciso, mesmo estando cansado, doente, ferido, desempregado, traído e faminto. Qualquer que seja o cenário, nunca deixe de caminhar.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 09/03/2017
Código do texto: T5935475
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.