Páginas da vida -( datas)

Em minha história de vida, muitos fatos coincidindo com datas significativas marcaram minha trajetória. Começou com o meu casamento: já vestida de noiva, convidados todos presentes, muitos vindos de longe, chega um carro fúnebre de Curitiba, com o corpo de meu tio, irmão de meu Pai, que faleceu prematuramente, na noite anterior. Já estava adoentado, mas não esperávamos que partisse bem nesse dia. Ele havia dito que viria para o meu casamento e veio, sem vida. O casamento aconteceu, horas após o sepultamento e a festa também. Não havia como suspender. Mas marcou minha noite de núpcias e as datas futuras, não mais consegui comemorar, como deveria, com festas. E ficou a lembrança.

A partir daí, meu pai, com 48 anos, com todo o pique para o trabalho que realizava, começou com problemas de hipertensão, causando várias tromboses, que o levou a ficar acamado por uns três anos. Éramos, dez irmãos, todos menores que eu. Estudava noutra cidade, retornava nos finais de semana. Fui contemplada com um prêmio, em dinheiro e disse para meu mano que servia o Exército na data: vamos comprar uma caixa de refrigerantes, doces e outras coisas mais e vamos festejar sábado com o Papai em casa. Não deu mais tempo: ele sofreu outro derrame nesse dia e ficou acamado por mais uns anos até partir. Vida vegetativa, naqueles tempos difíceis, sem as facilidades de hoje, em casa de dois pisos, dormitório no segundo.

No dia Internacional da Mulher, há cinco anos agora em março, perco meu esposo, também inesperadamente. Uma data para não esquecer.

Há um ano e meio, na véspera de meu aniversário, perco minha mãe, idosa, mas lucida. Estava enferma havia seis meses. Sou a filha mais velha e se destino existe, foi partir numa data importante para mim. O sepultamento ocorreu bem no dia do meu aniversário.

Há um ano falece na data de aniversário de meu casamento, um Tio que muitas afinidades tinha com minha família, também prematuramente. Vinte e quatro de fevereiro. Data para não esquecer mesmo.

Formatura em Odontologia de meu neto: neste ano. Saio da praia para esse evento. Dez horas de viagem. Na véspera da formatura, falece em Palmas, Paraná, distante, um primo-irmão, que já estava recuperado do infarto sofrido há um mês. Também prematuramente.

Esses fatos que lembro no momento. São coisas que não se esquece, mesmo tentando. E fica uma indagação: o porquê dessas coincidências.

Fico a pensar: fui escolhida, para não esquecer desses entes queridos.

Celebro a vida abençoada que possuo e minha bela geração: três filhos queridos e sete netos saudáveis e aceito os fatos acontecidos com resignação. O tempo nos leva a amenizar as lembranças.

Em outra crônica, vou escrever sobre as datas felizes, porque nem só das tristes se deve lembrar. Só que as felizes, não coincidiram com datas marcantes em minha trajetória de vida.

(lumah)

lumah
Enviado por lumah em 25/02/2017
Reeditado em 26/09/2022
Código do texto: T5923875
Classificação de conteúdo: seguro