COMO O MUNDO PODERIA SER

Com toda certeza, nem sempre a realidade é o melhor

para viver a vida, assim, não custa muito tentar fantasiá-la,

adequando-a aos nossos sonhos e desejos, para que o mundo

possa ser como deveria ser, ou seja, o lugar ideal para vivermos...

Osculos e amplexos,

Marcial

COMO O MUNDO PODERIA SER

Marcial Salaverry

Por vezes ficamos imaginando como o mundo poderia ser, para que fosse o tão buscado "Shangri-lá", mas é preciso entender que a verdade nos diz que a realidade da vida nem sempre é como gostariamos que fosse, e é quando aparece o desejo de modificá-la, ou então, fantasiá-la adequando-a aos nossos sonhos, pois fantasiar a realidade seria uma maneira de viver a vida bem diferente do que ela realmente é.

Assim, com total certeza, um de nossos maiores desejos é "consertar o mundo", e deixá-lo como poderia ser melhor para nele vivermos, eis que existe tanta coisa errada sendo feita por aí. Tantas maldades, tanta corrupção, tantas propinas, tantas coisas praticadas impunemente, seja contra pessoas, seja contra a Natureza, e na maioria das vezes o máximo que podemos fazer é nos indignarmos contra esse estado de coisas, e desejar que os culpados sejam punidos. Contudo, o triste da realidade, é que essa punição quase nunca acontece, seja porque as leis são muito brandas, seja porque a corrupção e a incompetência são obstáculos praticamente intransponíveis para o chamado " longo braço da lei", uma vez que a lei geralmente é maneta.

Assim sendo, resta-nos apenas e tão somente fantasiar a realidade, e colocarmos o imaginário para trabalhar, pensando em como poderia ser essa realidade, em que os culpados deveriam ser punidos, provando do amargo remédio que "fabricam".

Por exemplo, a melhor punição para os poluidores de nossos rios, seria obriga-los a um longo mergulho, para que eles sentissem na própria pele o que os infelizes peixes sentem em suas escamas. Assim, eles poderiam sentir como é triste ver os animais tentando respirar sem conseguir.

Aos que promovem as queimadas em nossas matas, deixa-los em meio a um incêndio, para que sintam o que se sentem aqueles que estão acuados em meio às chamas causadas deliberadamente.

Para aqueles que acumulam milhões com propinas e corrupção, ficaram totalmente sem nada, para sentir na pele o que é precisar dos recursos que foram desviados desonestamente

por essas figuras que todos conhecem, e que ficam rindo da desgraça de milhões, e que assim, ao invés de receberem tratamento nos melhores hospitais, tivesem que depender dos SUS da vida, que sempre assustam...

E assim com todas as iniquidades que vemos impunes. Seria uma realidade dura para eles, mas que, em sobrevivendo, certamente não mais incidiriam nos mesmo crimes.

Certamente não nos faltarão idéias para imaginar as punições adequadas para cada crime cometido. Seria desenterrar a velha Lei de Talião (olho por olho, dente por dente).

Existem, contudo, certos crimes para os quais seria difícil imaginar punições adequadas, pois são crimes cometidos contra a alma das pessoas.

Como exemplo, podemos lembrar certos erros médicos que causam danos irreparáveis. Além daqueles cometidos durante uma cirurgia, que podem ser atribuídos à falibilidade humana, existem erros mais sérios ainda, por exemplo, ao elaborar um laudo, o médico nunca pode esquecer de que o que ele anotar poderá modificar completamente uma vida, e portanto deve usar o máximo critério, analisando cuidadosamente os dados colhidos em um exame. Não poderá ter pressa e nem incúria nesse laudo, pois um tratamento inadequado feito com base nesse laudo, poderá, não apenas causar mais sofrimento ao paciente, mas levar sua vida. E tambem erros ao prescrever um tratamento a seu paciente, podendo leva-lo a óbito, por causa de remédios inadequadamente receitados. Um cardiologista ao prescrever uma receita a um paciente, deverá faze-lo com consciencia e competencia, nunca podendo se esquecer de que é uma vida que está em jogo, e o que acontece por vezes, é a simples troca do "Juramento de Hipócrates", por um mero

juramento de hipócritas, feito por esses maus profissionais, que fazem da Medicina apenas um meio de ganhar a vida, embora que à custa da vida de outrem.

Qual poderia ser a punição adequada para esse mau profissional? A simples retirada de seu CRM, talvez já o puna adequadamente.

Existe um sem número de exemplos, em que fantasiar a realidade talvez seja o melhor, pois a realidade parece ser tão fantasiosa que extrapola nosso imaginário. A criatividade com que políticos corruptos "explicam" suas falcatruas, por exemplo. Haja imaginação.

Talvez seja por isso que as novelas entraram tanto no gosto popular, eis que geralmente nossos autores usam e abusam da criatividade, sempre fantasiando a realidade, mostrando na telinha a vida como ela deveria ser, com os maus sendo punidos no fim, e os bonzinhos sendo premiados, assim como, é fácil para alguém regenerar-se, e como é gostosa a vida nas novelas. Sempre há um jeito pra tudo. Como seria linda se assim fosse a realidade.

Assim poderemos fazer. Se nosso desejo for fazer uma viagem, podemos deixar nossa imaginação sair voando por aí, e faze-la sem sair de nosso sofá. Se amamos alguém que não temos por perto, usando a bem a força do pensamento poderemos sentir sua presença, e se facilitar, até o cheiro, até seu abraço...

Não custa fantasiar a realidade, e até ajuda um pouco a viver, a encarar a verdade nua e crua.

Vivemos na realidade, num mundo cheio de inveja, de cobiça, de maldade, de pessoas que adoram prejudicar seus semelhantes. E seria bom demais se fosse diferente. Se esses "defeitos de fabricação" que certas pessoas apresentam não existissem.

Enfim... Não custa sonhar, idealizar, imaginar... Imaginemos, por exemplo, UM LINDO DIA, e assim vivamos este dia...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 25/02/2017
Código do texto: T5923407
Classificação de conteúdo: seguro