GENUÍNA FOLIA

Eu até que gosto.... Não sou carnavalesco. Mais adoro samba, samba enrredo, samba de roda (principalmente quando vem de Santo Amaro) e um bom pagode. Não me pergunte as diferenças. Se até Pagodinho se enrola, imagine eu. Gosto da alegria. Gosto de folia, de Chiclete, de Ivete, dos sons que vem do Pelô. Acho a alegria uma dádiva num mundo cada vez mais consumista, ansioso e depressivo.

Nesta noite vendo o carnaval pela TV a minha reflexão foi instantânea. Sem querer. Veio num repente! - Parece a corte do Império! - Pensei instantaneamente. Sei lá, foi um sentimento. Tem algo de muito extraordinário ou de muito esquisito na nossa sociedade. Comemorando o quê?

Merecemos a nossa sociedade com todas as suas virtudes ( sempre há alguma) e seus defeitos. Nós! Todos nós, que temos falhado como sociedade organizada. Gostaria que a sociedade com seus olhos bem abertos e os braços fortes da justiça desse uma olhadinha mais de perto neste grande espetáculo! Conferissem seus livros caixas, seus financiamentos e patrocinadores. Talvez essa dor um dia seja necessária para purificar a nossa genuína alegria.

Há um Brasil que não combina com o Brasil. Há crise na educação, crise na segurança, crise na saúde, crise na política, crise no estado brasileiro. Mais hoje não há crise, pelo menos tristeza! Tudo é só alegria! É carnaval! E o depois? E o país do amanhã? Vai sempre ficando pra depois. Claro que não abrirei mão da alegria. Só quero que ela venha acompanhada da sua amiga justiça.

Há algo de errado na corte! Enquanto os súditos festejam! Festejamos o quê?