O homem de areia (der sandmann, 1817- Ernst Theodor Amadeus Hoffman)

Nada mais fantástico do que estar lendo contos fantásticos do século XIX em plena sexta feira de carnaval. Um livro que havia comprado e nunca lido há mais de três anos.

Eis que me deparo com este conto que me chamou atenção por dois motivos:

Primeiro. Faz exatamente 200 anos que foi escrito. E do meu ponto de vista matemático isso é um número extremamente redondo para ser ignorado. Depois foi escrito pelo maior escritor de contos de realismo fantástico do século XIX respaldado por referencias de nada menos que Italo Calvino. E isso remete ao segundo ponto que me chamou a atenção: Inspirou um ensaio de Freud sobre o “estranho” (colocadas na referência que Italo Calvino faz do conto)

Por tudo isso já valia a leitura. Que honra estar lendo um conto que serviu de inspiração para Freud e que no decorrer do conto percebo o personagem dele Sigmund espelhado e tentando ajudar o “amigo” Natanael. Será que foi ele espelhado no conto que fez Freud ser o que foi? No conto existe uma carta de Clara (referência a clareza?) Como resposta a Natanael que deixa marcas de quase todo enunciado do trabalho de Freud. Pelo menos as premissas básicas.

Aí me venho o acometimento ou toda a forma de arrebatamento. Será que deveria me transportar para este livro na sexta de carnaval, um livro que nunca havia sido lido antes e chegar neste conto, o conto dos 200 anos, incorporando Freud o lendo ou tendo o homem de areia me atormentando?

Quantos costumes foram sendo modificados. Numa época que a poesia era uma essência de vida. Todos escreviam por apenas se comunicar e ao mesmo tempo faziam duelos quando se sentiam ofendidos. Noções de tempo espaço sendo a natureza percorrida a cavalo sem muitas distancias onde o mundo se fazia mais próximo. E os Copollas Coppelius culminando em Olímpia, a robô do século XIX?

Um misto de passado e futuro se misturando numa fenda temporal aberta num instante misto onde tudo é um só, onde o passado conversa com o futuro como se fosse para trocar experiências...

Um conto cheio de referências que vale a pena ser lido...

http://contosquevalemapena.blogspot.com.br/2015/03/38-o-homem-de-areia-eta-hoffmann.html