Mensagens que edificam - 279

"Vai com Deus." "Deus te acompanhe."

Expressões ditas naturalmente, penso que sem nenhuma reflexão por parte de quem as diz, mas um simples gesto verbal concordando com a tradição popular sob efeito religioso.

Para início de conversa, que Deus seria esse? Como eu sempre digo há milhares de deuses, e se alguém quiser dizer que é lógico que é o único e verdadeiro Deus, o da Bíblia, porque todos os outros são falsos, já fica caracterizado o proselitismo e o exclusivismo. Vamos então considerar que seja o Deus hebreu... Você já leu o Salmo 139? Jeová é onisciente e onipresente. Como então dizer vai com Deus, se ele está em toda parte? Como dizer Deus te acompanhe se ele sabe de cada um dos nossos passos? O que dizer disso? Redundante? Sem sentido? Patético? Ou concordar que é uma maneira afetuosa de se despedir?

Eu não preciso ser incoerente para demonstrar carinho para com as pessoas... Se é importante que eu vá com Deus, é porque eu posso ir sem ele. Posso mesmo? Se é interessante que ele me acompanhe é porque é possível que eu vá sozinho. É possível mesmo? Estaria o salmista delirando ou o Deus hebreu não tem nada de onisciente e onipresente?

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 24/02/2017
Código do texto: T5923158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.