NUANÇAS DOS ROMANCES

Num momento de reflexão sobre os diversos gêneros literários: romances, poesias, contos, crônicas, etc., tive o pensamento voltado, mais precisamente, para os romances e a complexidade desse gênero literário.

Tenho por hábito formular poemas diversificados e é um dos meus maiores prazeres. Não se pode negar que, para isso, é preciso profunda sensibilidade sobre o assunto do qual se queira falar, mas em se tratando de romance, além de exigir natural criatividade, o contexto pode trazer definições poéticas das mais admiráveis, como aquelas que encontramos em muitos livros de romances, principalmente de grandes autores.

Diferentemente do conto, em que o autor se atém apenas a um fato, no romance, tais fatos, episódios e até mesmo certos detalhes e nuanças são bem mais extensos e, sobretudo, se entrelaçam.

Estando participando de uma oficina sobre técnicas para se escrever romances, pude aquilatar o quanto é necessário uma aguçada percepção nos detalhes e o cuidado para que esses pormenores não venham a ser descritos de forma muito alongada, o que pode trazer cansaço e, consequentemente, desinteresse ao leitor. Ao mesmo tempo, os detalhes podem e devem trazer belíssimas metáforas, e nesse fundamento é que a poesia também se faz plena, e leva o leitor a voejar nas entrelinhas, vivenciando, sobejamente, o momento presente que a estória retrata, muitas vezes com algumas experiências práticas advindas do nosso próprio cotidiano, além de fazer com que surjam curiosidades sobre as diferentes possibilidades do desfecho final.

Outro fato causador de grande curiosidade é que os protagonistas, invariavelmente, são sempre vítimas de trágicos acontecimentos; e quanto mais torturantes forem esses personagens, mais repulsa tem o leitor, em relação aos antagonistas.

Não é tarefa fácil para o autor colocar-se no lugar de quem está lendo. E é admirável como esse quesito é fundamental e emoldura a natureza artística dos romancistas. É um ato que se configura como dos mais solitários e complexos. Em face disso torna-se extremamente difícil o julgamento desses trabalhos literários. É uma missão grandiosa e exige dos jurados altíssimo grau de conhecimento sobre a originalidade, a coerência, a clareza e o estilo contido na obra.

Quando um romance contém esses requisitos em plenitude, sua leitura se torna das mais agradáveis e a obra pode se constituir em peças de teatros séries televisivas e até mesmo roteiro de filmes. E o que mais causa admiração é a capacidade que a maioria desses autores tem de provocar, ao final da estória, um encantamento maior, um espanto, talvez um riso, e, não raras vezes, o fluir da cândida luminescência de uma lágrima.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 24/02/2017
Reeditado em 13/03/2017
Código do texto: T5922705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.